ANÁLISE E DIVULGAÇÃO DE DADOS DO PROJETO LETRARE
Resumo
Desde o fim de 2019, o Laboratório de Edição, Tradução e Revisão de Textos Acadêmicos (LETRARE), ligado ao Programa Institucional Idiomas sem Fronteiras (IsF), com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), presta serviços essenciais para a internacionalização da UFC. Realizando revisão de textos em língua inglesa, o projeto contribui para uma melhor articulação de artigos a serem publicados internacionalmente, trazendo reconhecimento para a qualidade da ciência produzida na UFC. Pensando no tempo de existência do LETRARE, o presente trabalho objetiva uma análise de dados sobre os textos revisados até então, visando organizar informações que sirvam para a divulgação de resultados e a expansão do alcance do projeto. Além disso, propõe-se a realização de uma pesquisa no meio acadêmico quanto a percepção da comunidade sobre o LETRARE. A metodologia a ser utilizada compreende a análise dos mais de 200 textos revisados até esta data, categorizando-os, entre outros critérios, por áreas de conhecimento. Em seguida, haverá o envio, aos autores dos textos e à comunidade acadêmica em geral, de um formulário eletrônico destinado a captar a percepção da academia sobre o LETRARE. Como resultados parciais, percebe-se ainda pouco conhecimento do público acadêmico sobre as ações e os efeitos do projeto. Projetam-se, então, como resultados finais, um conjunto de dados que conte com um maior número de artigos provenientes das áreas das ciências biológicas e médicas, com mais estudos de caso do que outros tipos. Por fim, agradece-se ao projeto LETRARE pela disponibilização do acervo de artigos para este estudo e à PROINTER pela iniciativa e apoio ao grupo, ambos possibilitando a realização da pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Ricarte de Oliveira Lima, I., & Costa Fortier Silva, D. (2021). ANÁLISE E DIVULGAÇÃO DE DADOS DO PROJETO LETRARE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 810. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73933
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.