ANALISE E QUANTIFICAÇÃO DE IL-17 EM PACIENTES ACOMETIDOS POR FEBRE CHIKUNGUNYA NO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2017
Resumo
A febre chikungunya é uma arbovirose transmitida pela picada do Aedes aegypti, mosquito com extensa disseminação pelo território nacional, possui uma alta morbidade, podendo ser clinicamente dividida em fase aguda, pós-aguda e crônica, sendo característica da doença a artrose que evolui em artrite crônica em muitos dos infectados. Os mecanismos imunológicos que estão envolvidos com o controle de sintomas ainda são pouco conhecidos, nesse sentido o estudo tem como objetivo de analise sorológica e a quantificação dos níveis da citocina IL-17 em amostras de soro de uma população de 351 pacientes, nas diferentes fases clínicas da doença. Foi realizado um estudo transversal e descritivo em indivíduos acometidos pela enfermidade no ano de 2017 no Ceará, com amostras de sendo obtidas do LACEN-CE (Laboratório de Central de Saúde Pública do Ceará), foram incluídos pacientes de ambos os sexos, com idade superior ou igual a 18 anos, de várias localidades do Ceará, a sorologia e a quantificação da citocina foram realizadas utilizando o método ELISA. Quanto aos resultados não foi encontrado diferença significativa nas concentrações de IL-17, em relação as diferentes fases de progressão da doença, entre os grupos de indivíduos de soropositividade diferente houve uma maior concentração da citocina analisada naqueles que possuíam sorologia IgM- IgG+ e IgM+IgG-, que aqueles caracterizados como IgM+IgG+. Com isso, se mostra a importância da análise e quantificação de citocinas envolvidas na febre chikungunya, afim de se haver uma maior compreensão dos mecanismos imunológicos da doença em suas diferentes fases clinicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Gleison Moreira dos Santos, A., Angélica Feitosa Viana, V., Santos, M. de S., Miyajima, F., Diniz de Brito Martins, C., & Navarro Ueda Yaochite, J. (2021). ANALISE E QUANTIFICAÇÃO DE IL-17 EM PACIENTES ACOMETIDOS POR FEBRE CHIKUNGUNYA NO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2017. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 811. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73934
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.