ANÁLISE REOLÓGICA DE MATERIAIS CIMENTÍCIOS
Abstract
Reologia compreende o estudo da deformação e da fluidez da matéria (BARNES ET AL, 1989), assim os conceitos clássicos de sólido e líquido se tornam mais complexos de serem explicados, pois a depender do esforço mecânico aplicado o material pode se comportar de forma diferente. Para explicar melhor o comportamento destes materiais, modelos são criados com base em ensaios laboratoriais. No caso dos materiais cimentícios, a caracterização reológica no estado fresco permite desenvolver novas tecnologias, como a impressão 3D, e desenvolver melhorias nas aplicações usuais, bem como prever o comportamento no estado endurecido. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de investigar o comportamento reológico de materiais cimentícios diante de variações de fatores do carregamento, como o tempo e a repetição de ciclos, e do material, como sua composição, presença de aditivos e adições. Para tanto, foi feita a dosagem de um concreto autoadensável utilizando o método de Gomes (2002). Então, retirou-se agregados graúdos - retidos na peneira 4,75mm - formando argamassas e desta retirou-se agregado miúdo - retidos na peneira 0,15 mm - formando pastas de cimento tendo, assim, as amostras utilizadas nos ensaios reológicos. Algumas dessas amostras tiveram parte de sua constituição substituída por cinzas oriundas de termelétricas do Pecém. No caso das pastas cimentícias, realizou-se ensaios de fluxo, de varredura de tempo e squeeze-flow, sendo este último também realizado nas argamassas. Notou-se que a substituição de cimento por cinza volante se mostrou pouco impactante nos parâmetros reológicos das pastas estudadas indicando a viabilidade da substituição. Por fim, fica o agradecimento à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e à Universidade Federal do Ceará pelo financiamento desta pesquisa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.