ANÁLISE SOBRE DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O MUNDO SOCIAL NA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS

Autores/as

  • Sabrina Maria Gomes Monteiro
  • Natália Lima de Oliveira
  • Andrea Borges Leao

Resumen

Este trabalho trata sobre como a produção de conhecimentos a respeito do mundo social é difundida nos impressos de divulgação científica destinados ao público infanto-juvenil, através da análise da revista impressa e online, Ciência Hoje das Crianças. Para isso, se desenvolve uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Em uma abordagem quantitativa com os dados disponíveis sobre as edições na revista online da Ciência Hoje das Crianças e no acervo virtual da Capes com as edições digitalizadas da revista se realiza uma amostra representativa com 52 edições da revista. Busca-se observar a frequência nas áreas do conhecimento Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências da Natureza, Linguagens e Arte, e também analisar a frequência de assuntos sobre Cultura e Sociedade nas matérias da revista, além de analisar a frequência de publicação dos autores e suas áreas de estudos. Na abordagem qualitativa realiza-se a leitura das edições e catalogação matérias e dos autores e suas áreas de atuação. Com esta pesquisa, observou-se que a área das Ciências Humanas tem maior frequência de publicação de matérias sobre o mundo social. Compreendeu-se também que algumas dessas matérias contêm um caráter interdisciplinar, estando relacionadas com as áreas da Ciência da Natureza e Linguagens e Artes. Os resultados da pesquisa ainda são parciais, com seus resultados finais sendo desenvolvidos e compartilhados na próxima edição do PIBIC, com o apoio primordial do CNPq pelo investimento financeiro à Iniciação Acadêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Maria Gomes Monteiro, S., Lima de Oliveira, N., & Borges Leao, A. (2021). ANÁLISE SOBRE DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O MUNDO SOCIAL NA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 822. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73945

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica