APLICANDO REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS EM IMAGENS PARA RECONHECIMENTO AUTOMATIZADO DE ABELHAS MELÍFERAS
Resumo
O reconhecimento de espécies de abelhas e demais polinizadores pode contribuir diretamente para a conservação de ecossistemas. O objetivo desse trabalho é desenvolver um modelo de processamento digital de imagens para reconhecimento automático de abelhas melíferas (Apis mellifera L.) entre as demais espécies de abelhas e outros insetos, por meio do uso de redes neurais convolucionais (Convolutional Neural Network - CNN). Para treinamento do modelo proposto foi utilizado um conjunto de dados composto por 2.300 imagens, separadas igualmente entre a espécie de abelha melífera, classe essa denominada como "Apis" e os demais insetos (incluindo outras abelhas nessa classe), as quais foram denominadas de "Não Apis". Nesse contexto, o treino e teste da rede neural foi dividida em 70% para treino e 30% para teste, a qual dessa porcentagem do treinamento, 20% dessas imagens foi utilizada para a validação. Para a confirmação da eficiência do modelo de arquitetura construído, foi-se comparado com um outro tipo de rede neural convolucional que é a CNN MobileNet. Dessa forma, o modelo de rede neural proposto respondeu com 94% de acurácia e o modelo composto pela CNN MobiletNet respondeu com 89% de acurácia, validando, assim, o nosso modelo. Por fim, garante-se um modelo de predição com um alto índice de precisão capaz de reconhecer imagens de abelhas melíferas e diferenciá-la das demais abelhas e outros insetos. Este trabalho foi premiado como melhor artigo do WCAMA 2021 (https://csbc.ufsc.br/eventos/wcama/).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Martim Barros, C., Diego Gonçalves de Freitas, E., Rafael Braga, A., Gabriel Abrahão Bomfim, I., & Goncalves Gomes, D. (2021). APLICANDO REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS EM IMAGENS PARA RECONHECIMENTO AUTOMATIZADO DE ABELHAS MELÍFERAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 831. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73954
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.