APLICAÇÃO DA TIPOLOGIA DE ZIRCÃO NA CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA DE UMA ÁREA DO COMPLEXO GRANJEIRO
Resumo
O complexo Granjeiro é um dos alguns núcleos arqueanos que compõe a Província Borborema. Esses núcleos são alvos de investigações no ramo da geologia, petrologia e metalogenia, por serem regiões com grande potencial metalogenético. A principal característica desses terrenos é a existência de rochas do Arqueano/Proterozoico como TTG (Tonalito-Trondhjemito-Granodiorito), associadas a paleobacias do tipo Greenstone belt, distintas por abrigarem grandes depósitos minerais ao redor do mundo. No entanto, esse Complexo ainda carece de estudos que possam elucidar sua evolução geodinâmica, fundamental para a compreensão da viabilidade econômica. O trabalho realizado se propôs à análise tipológica de minerais de zircão. O estudo cristalográfico de zircão é uma importante ferramenta, aprimorada ao longo dos anos, usada para a classificação genética de rochas graníticas. Por se tratar de um mineral bastante comum e estável em temperaturas elevadas, é possível, através de seu estudo das características cristalográficas, determinar as condições físico-químicas do magma parental no qual foi desenvolvido. Foram descritos, quanto a morfologia externa, os zircões de quatro rochas representativas da região, sendo as amostras QZT-GJ e GSS-GJ de rochas félsicas e as amostras ANF – GJ e MJHBL-GJ de rochas máficas. Os zircões das amostras félsicas indicam temperaturas de cristalização em torno de 642,30 ± 24,28°C e 702 ± 39,25°C (IT), devido ao desenvolvimento prismático mais acentuado da pirâmide {110} em relação a {100}. Para os anfibolitos, os dados revelam temperaturas mais elevadas, com cerca de 760,71 ± 64,68°C e 757,69 ± 88,03°C, evidenciado pelo domínio tipológico do formato prismático {100} sobre o {110}. A análise dos resultados permitiu fazer interpretações sobre o ambiente de formação desses zircões. Sugere-se que a cristalização desses zircões ocorreu em um sistema hidratado, preferencialmente magmático, originadas do manto e, por vezes, com contribuição de regiões crustais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Gomes Fernandes Cavalcanti, S., Aires, F., & Monteiro Lima, H. (2021). APLICAÇÃO DA TIPOLOGIA DE ZIRCÃO NA CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA DE UMA ÁREA DO COMPLEXO GRANJEIRO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 833. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73956
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.