ATIVIDADE AMILOLÍTICA DE ACTINOBACTÉRIAS ISOLADAS DE SOLO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO
Resumo
Entre a diversidade bacteriana descrita no solo do semiárido nordestino, destaca-se o filo actinobactéria. um dos maiores filos pertencentes ao domínio Bactéria, que pode representar até 30% da comunidade microbiana do solo. São bactérias Gram-positivas, formadoras de esporos e micélio, fato que justifica sua semelhança com os fungos. Esses microrganismos têm potencial de produzir metabólitos secundários como enzimas e antibióticos, que permite sua adaptação a diversos habitats. Essas enzimas são alvo de pesquisas na área biotecnológica, e também estão associadas à qualidade do solo. Nesse viés, a pesquisa objetivou avaliar o potencial amilolítico de cepas isolados de actinobactérias isoladas de solo do semiárido nordestino. Amostras de solo das Unidades de Conservação e proximidades localizadas nos municípios de Aiuaba, Sete cidades e Ubajara. foram diluídas em solução salina e inoculadas em placas de Petri com o meio Caseina Dextrose Ágar Passado sete dias de incubação, foram selecionadas 39 cepas que foram inoculadas em meio suplementado com amido por spots em quadruplicata e oito repetições. Após incubação por dez dias, a atividade enzimática foi revelada com lugol, e determinado o índice enzimático (IE), que é a razão, em mm, do diâmetro do halo, que mede a hidrólise do amido, e o diâmetro da colônia. Os resultados mostraram que 97,4% das cepas produziram a enzima, e aL34 apresentou o maior IE, com 4,09, enquanto o menor índice, foi apresentado pela cepa L67 com 1,43 é evidente a importância das actinobactérias para a disponibilidade de nutrientes no solo, tendo como substrato, o amido. Os resultados evidenciam o potencial biotecnológico das cepas de actinobactérias l para a produção da enzima amilase.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Noronha Pereira, G., Gouveia Cavalcante, F., Lima Bandeira, L., Miranda Martins, C., & Claudia Silveira Martins, S. (2021). ATIVIDADE AMILOLÍTICA DE ACTINOBACTÉRIAS ISOLADAS DE SOLO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 857. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73980
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.