AVALIAÇÃO BIOGUIADA DO POTENCIAL ANTIFITOPATOGÊNICO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DE PENICILIUM SP..
Resumo
O Ceará é o segundo maior produtor de melão (Cucumis melo L.) do Nordeste, região esta que domina o mercado interno e externo do fruto no Brasil. Porém ainda há uma grande preocupação acerca da ocorrência de doenças microbianas que atacam este fruto. A podridão do pedúnculo, doença pós-colheita causada por fungos do gênero Fusarium, é responsável por grande parte das perdas do fruto. Portanto, a busca por agentes químicos mais seletivos contra fungos fitopatógenos torna-se relevante no controle da doença. Nesta perspectiva, os fungos destacam-se como potencial fonte na busca por novas substâncias antifúngicas. Assim, o presente trabalho teve por objetivo a investigação do potencial antifúngico de Penicillium sp. (bM-02), endófito do buriti (Mauritia flexuosa), frente ao fungo Fusarium sp. (UFCM-0611), causador da doença podridão do pedúnculo em melão amarelo. Para avaliação do potencial antifúngico foam realizados cultivos em meio líquido (BD) em distintos tempos, 7, 14, 21 e 28 dias, sendo incubadas em BOD à 30°C. Essa triagem visou a otimização da produção dos metabólitos secundários. Os meios com 3 réplicas para cada tempo, foram extraídos com acetato de etila e o solvente foi e evaporado sob rotaevaporação à vácuo. Os extratos foram analisados por HPLC-DAD, onde verificou-se que com 15 dias, é produzido uma maior quantidade de metabólitos secundários. Os ensaios por disco difusão em ágar,para avaliação que os metabólitos produzidos por bM-02 possuem potencial ação anti-fitopatogênica estão em andamento. Agradecimento especial ao CNPq, órgão financiador.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Emilly de Moura Souza, V., Erivaldo Freitas da Silva, F., Dantas Lima Junior, R., Oliveira Sousa, G., & Zampieri, D. de S. (2021). AVALIAÇÃO BIOGUIADA DO POTENCIAL ANTIFITOPATOGÊNICO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DE PENICILIUM SP. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 865. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73988
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.