AVALIAÇÃO DA CURVA GLICÊMICA, PESO E IMC NO PRIMEIRO E SEGUNDO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO
Resumo
Introdução: A diabetes gestacional é uma complicação importante na gravidez, que pode resultar em uma gama de desfechos desfavoráveis a curto e a longo prazo. Assim, causando sofrimento aos pacientes e aumento dos gastos em saúde. Portanto, é importante estudar fatores de correlação com o aumento da curva glicêmica durante a gestação. Objetivos: Avaliar a correlação entre curva glicêmica no primeiro e segundo trimestre de gestação e valores de IMC e peso pré-gestacionais e ao longo da gestação. Método: Trata-se de um estudo de coorte prospectivo, que acompanhou 126 gestantes na cidade de Fortaleza, Ceará. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de formulário e da consulta a cartões de pré-natal. Em seguida, analisou-se a associação dos valores de peso e IMC com a curva glicêmica a partir do coeficiente de correlação de Pearson, sendo considerado estatisticamente significativo p≤0,05. Resultados: O perfil sociodemográfico foi composto, principalmente, por ensino superior completo (92,4%); casadas (87,7%); não tabagistas (99,1%); sem história de aborto (72,6%) ou doença prévia (72,9%). Na amostra com diabetes gestacional houve correlação importante da glicemia basal com peso e IMC pré-gestacionais, IMC do primeiro e segundo trimestre, além do peso e IMC ao final da gestação. A glicemia de 60 minutos evidenciou correlação com IMC do segundo trimestre. Não houve correlação da glicemia de 120 minutos com as variáveis propostas. Já no grupo sem diabetes, não houve correlação da glicemia basal e de 120 minutos com IMC e peso. Entretanto, a glicemia de 60 minutos apresentou correlação com o IMC pré-gestacional, de segundo trimestre e ao final da gestação, além do peso final. Conclusão: A amostra apresentou baixa vulnerabilidade social e boas condições prévias de saúde. Já a respeito da diabetes gestacional, notou-se marcante correlação da glicemia basal com IMC e peso da gestante. Agradecimento: Ao CNPq e à FUNCAP pelos incentivos ao desenvolvimento deste projeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Maria Sizino Diogenes, M., Teixeira Benevides, F., Queiroz de Souza, M., Herlânio Costa Carvalho, F., & Herlanio Costa Carvalho, F. (2021). AVALIAÇÃO DA CURVA GLICÊMICA, PESO E IMC NO PRIMEIRO E SEGUNDO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 876. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73999
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.