AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIOXIDANTE, ANTI-INFLAMATÓRIA E GASTROPROTETORA DO EXTRATO ETANÓLICO DA SEMENTE DE LICANIA RIGIDA BENTH.

Autores

  • Leticia de Castro Viana
  • Joanna de Freitas Rocha
  • Erika Freitas Mota

Resumo

A utilização de produtos naturais de origem vegetal acompanha o desenvolvimento da humanidade. Seu uso tradicional, embora não garanta segurança, ainda é um bom guia para identificação de substâncias farmacologicamente ativas em plantas. Licania rigida Benth., conhecida como oiticica, é uma planta endêmica do Brasil e é comumente utilizada pela população por suas propriedades medicinais. O objetivo deste estudo foi avaliar as atividades antioxidante, anti-inflamatória e gastroprotetora do extrato etanólico das sementes de oiticica. Inicialmente, foi feito perfil fitoquímico do extrato com a determinação de fenóis totais através do método de Folin-Ciocalteu e a de flavonoides totais utilizando o método do cloreto de alumínio. A capacidade antioxidante da amostra foi avaliada por meio do sequestro de radicais livres de 2,2-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH•). Já que drogas anti-inflamatórias possuem capacidade de proteger as proteínas da desnaturação, esta atividade do extrato foi avaliada in vitro utilizando ovalbumina. Para gastroproteção, úlceras foram induzidas com aspirina em camundongos após três dias de administração do extrato. Quantidade relevante de polifenóis foi encontrada, com 278,4μg equivalente (eq.) de ácido gálico por mg de extrato, com cerca de 2,34 μg (eq. de quercetina/mg) de flavonoides. Quanto à atividade antioxidante, o extrato conseguiu sequestrar 50% dos radicais livres com 76,51μg/ml. O melhor percentual de proteção contra a desnaturação proteica (59,28%) foi obtido com 50μg/ml do extrato, no entanto não foi capaz de prevenir as úlceras gástricas de maneira significativa (9,92%). Os dados do efeito terapêutico do extrato em úlceras estão sendo analisados. Dessa forma, conclui-se que o extrato possui atividades antioxidante e anti-inflamatória in vitro, que podem ser atribuídas aos polifenóis totais. Agradeço ao PIBIC da UFC pela oportunidade e ao Bioprospec.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Viana, L. de C., Rocha, J. de F., & Freitas Mota, E. (2021). AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIOXIDANTE, ANTI-INFLAMATÓRIA E GASTROPROTETORA DO EXTRATO ETANÓLICO DA SEMENTE DE LICANIA RIGIDA BENTH. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 895. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74018

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica