CIRURGIAS PARA TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA NO ESTADO DO CEARÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
INTRODUÇÃO: O câncer de mama é considerado o câncer mais frequente entre as mulheres. Como tratamento local para o câncer de mama tem-se a cirurgia, que a depender das características da lesão e da finalidade do procedimento, pode ser conservadora que consiste na retirada do segmento ou setor da mama que contém o tumor, ou a mastectomia na qual consiste na retirada da mama, incluindo todo o tecido mamário e, se necessário, outros tecidos próximos. Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde decretou a pandemia pelo novo coronavírus. Com isso, o acesso aos serviços de saúde ficou limitado, além do receio de população de buscar os serviços de saúde em meio a uma pandemia. OBJETIVOS: Apresentar o número de cirurgias para o tratamento de câncer de mama entre o período de jan/2019 a fev/2020 e mar/2020 a jun/2021, período antes e durante a pandemia do novo coronavírus, no Estado do Ceará. METODOLODIA: Estudo ecológico realizado por meio de dados secundários obtidos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde acerca das internações por procedimentos cirúrgicos relacionados ao câncer de mama, nos períodos de janeiro de 2019 a fevereiro de 2020 e março de 2020 a junho de 2021. RESULTADOS: No período de jan/2019 a fev/2020 houve 427 cirurgias para o tratamento do câncer de mama, já durante o período de mar/2020 a jun/2021 houve 415 cirurgias, cerca de 3% a menos do que o período comparado anteriormente. CONCLUSÃO: Não houve impacto significativo no período avaliado em relação ao quantitativo de procedimentos cirúrgicos para tratamento do câncer de mama. Estes dados revelam os esforços dos serviços de saúde para manter o fluxo de atendimento as pacientes oncológicas. Agradecimento especial ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo financiamento dessa pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Aparecida Cavalcante Rodrigues, T., Rodrigues de Lima, D., Montenegro da Silva, D., & Fatima Carvalho Fernandes, A. (2021). CIRURGIAS PARA TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA NO ESTADO DO CEARÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1012. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74135
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.