CONDICIONANTES GEOLÓGICO-ESTRUTURAIS NA DEGRADAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES, PI
Resumo
O objetivo da pesquisa teve como base, a análise das influências das estruturas geológicas (primárias e secundárias) na estabilidade e risco de degradação/destruição dos painéis do Parque Nacional de Sete Cidades: Pedra do Americano, Sítio da Mão de Seis Dedos, Pedra da Inscrição e Sítio Pequeno. Para o cumprimento do objetivo proposto foram realizadas duas etapas de imageamento aéreo,uma em escala regional (com altura de 100m), e outra em detalhe (altura de 60m), e por fim a fotogrametria dos painéis. A partir das imagens obtidas com o drone, foi realizada a extração das principais estruturas secundárias existentes no parque (falhas e fraturas) utilizando escala fixa de 1:1000 e, posteriormente, gerado os modelos digitais de superfície, com auxílio de softwares específicos. O levantamento das estruturas em campo foi feito utilizando bússola geológica, fazendo as medições de orientação espacial dos planos (strike, dip e dip direction) na área de influência dos sítios arqueológicos, além da confecção de croquis esquemáticos (plantas e seções). O tratamento estatístico dos dados coletados de orientação espacial da etapa de campo, permitiu a geração de diagramas de rosetas e a confecção de histogramas de frequência para a interpretação dos dados. A análise e interpretação dos dados obtidos com a pesquisa permitiram: identificar quatro famílias principais de fraturas orientadas grosseiramente E-W, N-S, NE-SW e NW-SE e sua influência na estabilização dos taludes naturais e nos processos de intemperismo e erosão dos arenitos da Formação Cabeças (Grupo Canindé). Os tipos de ruptura e instabilização de blocos observados nos quatro sítios arqueológicos estudados consistem de tombamento, queda e desplacamento, especialmente onde se observa a interseção entre as estruturas secundárias (fraturas) e primárias (estratificação/acamamento sedimentar) presentes nos arenitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alefe Oliveira Sousa, J., Wilton Oliveira Eustáquio, J., Marques de Almeida, C., Lima dos Santos, J., Marques do Nascimento, M., & Ulisses Vieira Verissimo, C. (2021). CONDICIONANTES GEOLÓGICO-ESTRUTURAIS NA DEGRADAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES, PI. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1044. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74167
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.