CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE EXERCÍCIOS BASEADOS NA PSICOMOTRICIDADE EM GRUPOS DE ENSINO COLETIVO DE VIOLINO E VIOLA PARA MELHORIA DOS MOVIMENTOS E ATOS MUSICAIS.

Autores

  • Alvaro Luis Souza Edson
  • Liu Man Ying

Resumo

A experiência do ensino musical em turmas coletivas de alunos tem apresentado resultados exitosos ao longo dos anos. Sob o esteio do método de aprendizagem em conjunto, os estudantes diligentes tendem a evolver paulatinamente na prática instrumental em que estão inseridos. Entretanto, muitos professores que se utilizam dessa metodologia de ensino negligenciam as posturas corporais que estão imbricadas à técnica instrumental. Essa incúria professoral presente dentro do campo do ensino da música acaba se traduzindo em uma série de empecilhos para a formação do estudante, é necessário que o didata esteja apto para perceber a presença dos desvios de padrão aos quais os alunos podem estar submetidos. A importância de se ater às posições corpóreas empregadas durante o estudo prático de um instrumento musical é um fator imprescindível para a evolução técnica e para a prevenção de lesões ulteriores. Subordinadas a três fatores principais, as ações humanas são tomadas por meio do influxo da cognição, das emoções e da motricidade. É a partir do caldeamento desses elementos que o ser humano desenvolve as suas habilidades motoras necessárias às suas inclinações. Este artigo busca discorrer a respeito da aplicação de exercícios, baseados na psicomotricidade, nas aulas de ensino coletivo, visando, com efeito, desde a mais tenra faixa etária, o aprimoramento psicomotor dos alunos durante a aprendizagem instrumental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Luis Souza Edson, A., & Man Ying, L. (2021). CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE EXERCÍCIOS BASEADOS NA PSICOMOTRICIDADE EM GRUPOS DE ENSINO COLETIVO DE VIOLINO E VIOLA PARA MELHORIA DOS MOVIMENTOS E ATOS MUSICAIS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1071. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74194

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica