DESENVOLVIMENTO DE LIPOSSOMAS PH SENSÍVEIS CONTENDO DOCETAXEL: AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS.
Resumo
Lipossomas são formulações desenvolvidas buscando a melhoria da farmacocinética e liberação sustentada de fármacos, melhorando a eficácia, reduzindo a dose necessária para o efeito terapêutico e os danos colaterais. Assim, buscou-se encapsular o Docetaxel (DTX), um fármaco da família dos taxanos, usado no tratamento do câncer de próstata. O estudo tem como objetivos caracterizar uma formulação de lipossoma formada por DOPE:CHEMS:DSPE (5,7:3,8:0,5) com e sem DTX (razão 1:30), avaliando o tamanho de partícula, potencial zeta, índice de polidispersão (PDI), e realizando caracterização por espectroscopia no infravermelho (FTRI) e calorimetria exploratória diferencial (DSC). Neste estudo, foi preparado um lipossoma com DTX e outro sem, pelo método de hidratação de filme lipídico, seguido de sonicação. A análise do tamanho de partícula, potencial zeta e PDI foram realizadas usando NanosizerZS. Para determinar a eficiência de encapsulação, o lipossoma total e o lipossoma purificado foram diluídos em acetonitrila e submetidos a agitação em vórtex e banho ultrassônico. O fármaco foi quantificado por espectrofotometria com leitura no comprimento de onda 232nm. Para a caracterização por FTRI, as amostras foram liofilizadas com sacarose, misturadas a brometo de potássio e comprimidas. Foi realizada varredura na faixa de 400 a 4000 cm-1. Já por DSC as amostras liofilizadas foram aquecidas de 25°C a 250°C em razão de 10°C/min, sob pressão de nitrogênio de 3kgf/cm2. O tamanho de partícula médio foi de 107,00 nm ± 2,9; com PDI de 0,213 ± 0,005; potencial zeta de -21,9 ± 1,8 e eficiência de encapsulação de 88,65% ± 20,1 para a formulação com DTX. Os dados de FTRI e DSC demonstraram que o fármaco foi encapsulado, estando disperso molecularmente na estrutura lipossomal. Os resultados demonstraram que DTX foi devidamente encapsulado com características adequadas de tamanho e elevada encapsulação em sistema de liberação nanométrico, com potencial uso no tratamento do câncer de próstata.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Denis Olivindo Silva, A., Santos, E. da S., Petrilli Eloy, R., & Eloy, J. de O. (2021). DESENVOLVIMENTO DE LIPOSSOMAS PH SENSÍVEIS CONTENDO DOCETAXEL: AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1101. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74224
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.