DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PARA PREDIÇÃO DE PRÉ-ECL MPSIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Introdução: É importante que a área da saúde acompanhe o desenvolvimento tecnológico para favorecer o cuidado em saúde. Portanto, os aplicativos e outras Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser utilizadas para melhorar as ações de assistência ao paciente. A pré-eclâmpsia é o aumento súbito da pressão arterial durante a gravidez, sendo ideal realizar seu rastreamento oportuno ainda no primeiro trimestre gestacional. Assim, o uso das TICs para o rastreio pode evitar complicações futuras. Objetivo: Conhecer o uso das tecnologias de informação na predição da pré-eclâmpsia. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura sobre o uso das tecnologias de informação na predição da pré-eclâmpsia. Resultados: Alguns estudos já demonstraram significativo resultado com a utilização das TICs na diminuição dos problemas relacionados à saúde, além de promoção da saúde, e por apresentarem bom desempenho. Isso propiciou o surgimento da ideia de Saúde Móvel (mHealth), sendo definida como a oferta de serviços médicos e/ou de Saúde Pública, que se valem do apoio tecnológico de dispositivos móveis, como o telefone celular ou outros dispositivos que estejam conectados aos usuários. Estudos indicam, também, que a pré-eclâmpsia continua a causar significativa morbidade e mortalidade materna e fetal, principalmente em ambientes com recursos médicos limitados, por não rastrearem adequadamente a doença, como países em desenvolvimento. Conclusão: As TICs podem ser utilizadas na prática clínica para realizar um prognóstico mais completo, identificando mulheres que possam desenvolver pré-eclâmpsia logo no início da gestação e realizar condutas de prevenção e intervenção, se possível.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.