DESIGN EDUCACIONAL DE UM WEBSITE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA SOCIOCULTURAL
Resumo
Diante dos desafios educacionais enfrentados durante a pandemia mundial do Sars-CoV-2, foi desenvolvido para a disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais um website educacional (https://ctd-smd.wixsite.com/cognosis). Sua finalidade é apresentar, na forma de uma narrativa para os discentes, as teorias abordadas na disciplina de modo a, estimular o engajamento destes durante o semestre letivo e levá-los a entender como estes conceitos podem ser relacionados ao desenvolvimento de mídias digitais. Assim, os fundamentos do Behaviorismo, Gestalt e Sociocultural são apresentados dentro de uma estrutura narrativa, na qual o aluno acompanha a personagem principal, Ariel Sant's, em sua jornada pelos Reinos da Cognição. Dentre os reinos fictícios apresentados está o de “Orsha” que possui como pressuposto a teoria Sociocultural, representada pelo teórico Lev Vygotsky (1896-1934). Neste reino são contemplados os aspectos históricos do conteúdo, bem como desenvolvidos os conceitos de funções psicológicas, relações sob a perspectiva das interações sociais e relações mediadas por sistemas simbólicos. Portanto, o objetivo desse estudo é analisar como o desenvolvimento das páginas do Reino de “Orsha” do website se relaciona com os fundamentos da teoria Sociocultural. Para isso foram identificados os aspectos estruturais das páginas, bem como o design dos elementos presentes. A teoria é apresentada sob a forma de conversa entre personagens em semelhança a uma sala de bate papo a fim de exemplificar que o desenvolvimento cognitivo, geração de novas experiências e conhecimento acontece por meio da interação social. A escolha das cores, tipografia, nomes, aparência dos personagens e aplicações práticas (utilização de memes e quadrinhos) levaram em consideração os signos e instrumentos culturais da época contemporânea para que haja maior empatia por parte do discente ao conteúdo proposto. Agradeço o apoio dos professores e ao programa de bolsa de iniciação científica da PROGRAD-UFC.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Ferreira Cavalcante, L., Aires de Castro Filho, J., & Santiago Freire, R. (2021). DESIGN EDUCACIONAL DE UM WEBSITE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA SOCIOCULTURAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1115. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74238
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.