DESIGN EDUCACIONAL DE UM WEBSITE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA SOCIOCULTURAL

Autores

  • Larissa Ferreira Cavalcante
  • José Aires de Castro Filho
  • Raquel Santiago Freire

Resumo

Diante dos desafios educacionais enfrentados durante a pandemia mundial do Sars-CoV-2, foi desenvolvido para a disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais um website educacional (https://ctd-smd.wixsite.com/cognosis). Sua finalidade é apresentar, na forma de uma narrativa para os discentes, as teorias abordadas na disciplina de modo a, estimular o engajamento destes durante o semestre letivo e levá-los a entender como estes conceitos podem ser relacionados ao desenvolvimento de mídias digitais. Assim, os fundamentos do Behaviorismo, Gestalt e Sociocultural são apresentados dentro de uma estrutura narrativa, na qual o aluno acompanha a personagem principal, Ariel Sant's, em sua jornada pelos Reinos da Cognição. Dentre os reinos fictícios apresentados está o de “Orsha” que possui como pressuposto a teoria Sociocultural, representada pelo teórico Lev Vygotsky (1896-1934). Neste reino são contemplados os aspectos históricos do conteúdo, bem como desenvolvidos os conceitos de funções psicológicas, relações sob a perspectiva das interações sociais e relações mediadas por sistemas simbólicos. Portanto, o objetivo desse estudo é analisar como o desenvolvimento das páginas do Reino de “Orsha” do website se relaciona com os fundamentos da teoria Sociocultural. Para isso foram identificados os aspectos estruturais das páginas, bem como o design dos elementos presentes. A teoria é apresentada sob a forma de conversa entre personagens em semelhança a uma sala de bate papo a fim de exemplificar que o desenvolvimento cognitivo, geração de novas experiências e conhecimento acontece por meio da interação social. A escolha das cores, tipografia, nomes, aparência dos personagens e aplicações práticas (utilização de memes e quadrinhos) levaram em consideração os signos e instrumentos culturais da época contemporânea para que haja maior empatia por parte do discente ao conteúdo proposto. Agradeço o apoio dos professores e ao programa de bolsa de iniciação científica da PROGRAD-UFC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Ferreira Cavalcante, L., Aires de Castro Filho, J., & Santiago Freire, R. (2021). DESIGN EDUCACIONAL DE UM WEBSITE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA SOCIOCULTURAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1115. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74238

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica