DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO CORPORAL DE ÁGUA E PROTEÍNA DE CORDEIROS DORPER X SANTA INÊS
Resumo
O conhecimento da composição corporal de ovinos permite analisar as variações dos constituintes no corpo do animal, auxiliando para uma determinação mais acurada das exigências nutricionais desse grupo. Objetivou-se avaliar o efeito dos níveis de restrição alimentar quantitativa sobre teor corporal de água e proteína de ovinos cruzados. Foram utilizados 35 cordeiros Dorper x Santa Inês, machos inteiros, com peso corporal (PC) médio de 31 ± 1,28 kg e 4 meses de idade, alocados em baias individuais, providas de comedouro e bebedouro, e distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com três grupos de tratamentos (ad libitum, 30 e 60% de restrição alimentar). Cinco cordeiros foram aleatoriamente selecionados e abatidos no início do ensaio experimental como grupo referência para estimativa do peso de corpo vazio (PCVZ) e composição corporal iniciais. Quando os animais do grupo ad libitum atingiram a média de 47,2 kg PC todos os animais foram abatidos. O PCVZ foi calculado como o peso de corpo em jejum (PCJ) menos o conteúdo gastrointestinal, da vesícula e bexiga. Amostras de carcaça, vísceras e pele moídos foram analisados para composição química. O teor de água não apresentou variação (P>0,05; 60,40, 61,06 e 62,36 %PCVZ) em função dos níveis de restrição alimentar, fato não observado para a deposição de proteína, que apresentou resposta quadrática (P=0,05; 16,53, 17,99 e 17,42 %PCVZ), decrescendo com o aumento da restrição alimentar. Tais respostas podem estar associadas a fisiologia do crescimento, uma vez que a deposição dos teores de água, proteína, gordura e minerais no corpo vazio do animal variam de maneira paralela ao desenvolvimento dos tecidos musculares, ósseo e adiposo, ou seja, à medida que o animal cresce, o teor de proteína total aumenta, alcançando um platô e permanecendo estável ao atingirem a maturidade. A restrição alimentar influencia na composição corporal de ovinos cruzados. Agradecemos ao CNPq pelo apoio financeiro fornecido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Silva Abreu, L., Ribeiro do Nascimento, D., Mendes, M. de S., Brito Neto, A. de S., & Sales Pereira, E. (2021). DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO CORPORAL DE ÁGUA E PROTEÍNA DE CORDEIROS DORPER X SANTA INÊS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1125. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74248
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.