DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO CASO DAS REVISTAS "ISTO É" E “VEJA” E A EX PRESIDENTE DILMA ROUSSEF: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO CASO DAS REVISTAS "ISTO É" E “VEJA” E A EX PRESIDENTE DILMA ROUSSEF: UM ESTUDO DE CASO O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento representativo dado pela mídia à ex presidente Dilma Roussef, durante seu mandato e mesmo após o término deste. Utilizando comparação de notícias relacionadas a políticos do gênero masculino ocupando cargos do mesmo nível e notícias envolvendo a ex presidente. Realizou-se um estudo de caso tendo como corpus revistas de circulação semanal, “Isto é” e “Veja”, publicadas no período de 2011 a 2019. Foram analisadas cerca de 100 notícias, entre menções a Dilma e aos demais políticos. Tendo como fundamentação teórica, obras dos autores: THOMPSON (2011), BIROLI E MIGUEL (2017) ,MORAES (2019), E BOURDIEU (2001). Os dados revelaram que os veículos de mídia estudados, utilizavam discursos diferentes quando noticiavam algo sobre a ex presidente e as notícias veiculadas sobre os demais políticos do gênero masculino, como: palavras ofensivas, insinuando possíveis problemas mentais e histeria e falta de capacidade, enquanto as referências aos políticos ocupando cargo do mesmo nível, eram em sua maioria respeitosas, ainda que por vezes em tom de crítica.Foram feitas inclusive acusações de uso indevido de recursos públicos, aos quais a ex presidente tinha direito, e quando se falava da utilização dos mesmos recursos por políticos do gênero masculino ocupando o mesmo cargo, o tratamento era de normalidade. Portanto, o estudo demonstra que ao invés de exercer um caráter informativo, a mídia violentou simbolicamente a chefe do executivo em razão do gênero.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
CamurÇa Lima, A., Fernandes Albuquerque, M., & Barbosa de Oliveira, D. (2021). DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO CASO DAS REVISTAS "ISTO É" E “VEJA” E A EX PRESIDENTE DILMA ROUSSEF: UM ESTUDO DE CASO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1141. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74264
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.