DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE VITACEAE NO TERRITÓRIO CEARENSE
Resumo
Vitaceae está representada no Brasil por três gêneros e 51 espécies (18 endêmicas) amplamente distribuídas em todos os domínios fitogeográficos. Na região Nordeste ocorrem dois gêneros e 27 espécies. A família é composta quase que exclusivamente de lianas com folhas simples, trifolioladas, digitadas ou pinadas com gavinhas e inflorescências opostas às folhas. Vinculado ao projeto Flora do Ceará: conhecer para conservar, este estudo teve como objetivo contribuir para o conhecimento da diversidade e distribuição das espécies de Vitaceae no estado do Ceará. Com base na análise de caracteres morfológicos de amostras obtidas em campo, em coleções depositadas em herbários (EAC, EAFM, HST, HUEFS, HVASF, IPA, MBM, MOSS, UEC) e bibliografias especializadas foram feitas as identificações, descrições, comentários sobre a ecologia e mapas de ocorrência dos táxons. No território cearense ocorrem 11 espécies pertencentes a dois gêneros: Cissus albida Cambess., C. blanchetiana Planch., C. campestris (Baker) Planch., C. erosa Rich., C. gongylodes (Burch. ex Baker) Planch., C. subrhomboidea (Baker) Planch., C. sulcicaulis (Baker) Planch., C. tinctoria Mart., C. verticillata (L.) Nicolson & C.E. Jarvis, C. xerophila Lombardi e Clematicissus simsiana (Schult. & Schult.f.) Lombardi. As espécies foram registradas em 43 municípios, sendo C. erosa e C. verticillata as que apresentaram mais ampla distribuição e ambas têm registros em 16 municípios. As espécies habitam diferentes unidades fitoecológicas, no entanto, crescem preferencialmente na Savana Estépica (Caatinga). Seis espécies ocorrem em sete diferentes Unidades de Conservação. O estado do Ceará detém 40,74% das espécies registradas no nordeste brasileiro. Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Renan Bonfim de Souza, I., Mateus de Sousa, L., Moreira Ribeiro, R. de T., Luciano Soares Neto, R., & Iracema Bezerra Loiola, M. (2021). DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE VITACEAE NO TERRITÓRIO CEARENSE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1148. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74271
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.