EFEITO DO OCIMUM BASILICUM NA RUGOSIDADE DE SUPERFÍCIE EM DENTINA DE DENTES SUBMETIDOS A DESAFIO EROSIVO EXTRÍNSECO
Resumen
A erosão dentária (ED) tem se evidenciado como uma condição crescente em gravidade na Odontologia, principalmente pela sua alta prevalência, assim, tornando-se um dos principais problemas de saúde bucal presente em diversas faixas etárias da população. Tendo isso em vista, a utilização de compostos naturais como o extrato de Ocimum basilicum (OB), popularmente conhecido como manjericão, por possuir propriedades de potencial antioxidante, antimicrobiano e antineoplásico, pode mitigar a degradação dentinária e aumentar a proteção contra o processo erosivo superficial. Objetivou-se avaliar a ação do extrato de Ocimum basilicum em diferentes concentrações na proteção da perda tecidual em dentina humana desmineralizada por erosão. As variáveis independentes do estudo foram: proantocianidina 6,5 p/p% [PA 6,5]; extrato de OB 0,1 p/p% [OB01]; OB 1 p/p% [OB1]; OB 10 p/p% [OB10] e controle negativo com água destilada [AD]. Confeccionou-se blocos de esmalte e dentina radicular e fixados em uma placa de acrílico com godiva termoativada, assim realizando cortes por meio de uma cortadeira metalográfica com disco diamantado sob constante refrigeração, até a obtenção dos blocos com dimensões de 4x4x2 mm. Os espécimes foram submetidos a ciclos de erosão com ácido cítrico 1% (1 min), lavagem com água destilada, tratamento (1 min), repetido 3 vezes ao dia por 3 dias. A análise de superfície foi realizada por meio de um perfilômetro mecânico. Os dados foram tabulados e submetidos ao teste de ANOVA One Way. Os grupos testados não apresentaram diferença significativa entre si (p>0,05), onde todos apresentaram aumento da rugosidade de superfície em substrato dentinário. Assim, o OB não foi capaz de impedir o aumento da rugosidade de superfície em dentina. Além disso, faz-se necessário o desenvolvimento de mais estudos a fim de se avaliar a capacidade de extratos naturais na redução dos efeitos deletérios nos substratos dentários submetidos a desafios erosivos extrínsecos ou intrínsecos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Chillavert Dias Pascoal, S., Clara Ayres Estellita, M., Arrais Daniel Mendes, T., Florêncio Passos, V., Lima Santiago, S., & Sartori Mendonca, J. (2021). EFEITO DO OCIMUM BASILICUM NA RUGOSIDADE DE SUPERFÍCIE EM DENTINA DE DENTES SUBMETIDOS A DESAFIO EROSIVO EXTRÍNSECO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1174. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74297
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.