EFEITOS DE SALACIA IMPRESSIFOLIA NO TRATAMENTO DA HIPERGLICEMIA
Resumo
Salacia impressifolia é uma planta medicinal tradicional encontrada na Floresta Amazônica conhecida como “miraruíra”, é utilizada para tratar inflamação, dengue e diabetes. Este estudo investigou o efeito in vivo e in vitro do extrato bruto (EB), fração aquosa (FA), fração acetato de etila (FE) e fração clorofórmio (FC) da casca de Salacia impressifolia sobre a glicose, secreção de insulina e atividade de dissacaridase intestinal. Ratos Wistar machos (48-50 dias) em jejum (16h) foram tratados com EB (25, 50 e 100 mg /kg, ip), FA (12,5, 25 e 50 mg/kg, ip), FE (12,5, 25 e 50 mg/kg, ip), FC (12,5, 25 e 50 mg/kg, ip) e/ou glipizida (controle, 10 mg/kg, ip) no teste de tolerância a glicose (TTG), após 30 min de tratamento, eles receberam uma sobrecarga de glicose (4 g/kg, i.p). O sangue foi coletado nos tempos 0, 15, 30, 60 e 180 min para dosagem de glicose sérica e insulina. A insulina sérica foi medida por ensaio imunoenzimático (ELISA). Os homogenatos de intestino foram pré-incubados a 37ºC por 5 min, na ausência (controle) ou na presença de diferentes frações de casca de S. impressifolia (tratada). As atividades da sacarase (EB 3.2.1.48) e da maltase (EB 3.2.1.20) foram determinadas usando um kit de diagnóstico de glicose baseado no reagente de glicose oxidase (Protocolo CEUA-UFSC PP00398). A administração oral de glipizida, EB, AF e FE melhorou significativamente a tolerância à glicose em ratos hiperglicêmicos. Ambas as frações, FA (25 mg/Kg) e FE (12,5 mg/Kg), induziram a secreção de insulina sérica 30 min após o tratamento oral. Além disso, essas frações inibiram significativamente as atividades da sacarase e da maltase intestinal. A casca de S. impressifolia tem importante efeito anti-hiperglicêmico e secretagogo de insulina, melhorando a homeostase da glicose, e pode contribuir para o tratamento de diabetes mellitus. Suporte financeiro: CNPq, CAPES-PPGBQA/UFSCDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Peixoto Furtado, I., , G. da L., Regina Mena Barreto, F., & Jadna Silva Frederico Canuto, M. (2021). EFEITOS DE SALACIA IMPRESSIFOLIA NO TRATAMENTO DA HIPERGLICEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1189. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74312
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.