ESTUDO DA SENSIBILIDADE DA PRIMAQUINA FRENTE A CEPAS DE HISTOPLASMA CAPSULATUM NA FORMA FILAMENTOSA
Resumo
A histoplasmose é uma micose sistêmica causada pelo fungo dimórfico *Histoplasma capsulatum*. É uma infecção endêmica no estado do Ceará, apresentando-se assintomática em sua maioria para indivíduos imunocompetentes e podendo ser fatal na maioria dos imunocomprometidos. Apesar da boa eficácia do atual tratamento, há muitos relatos de casos de infecção refratária e reincididas, usando-se do reposicionamento de fármacos como alternativa. A primaquina é um antimalárico com propriedades antimicrobianas, apesar de seu mecanismo de ação ainda não ser bem elucidado. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia *in vitro* da primaquina frente às cepas de *Histoplasma capsulatum* na sua forma filamentosa. Foram utilizadas 13 cepas de *Histoplasma capsulatum* neste estudo, as quais foram avaliadas quanto à capacidade de inibição do crescimento pela primaquina. Foi realizada a microdiluição em caldo descrita no protocolo M38-A2 do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) com modificações. A primaquina foi utilizada nas concentrações de 4 – 2048 μg/mL. A concentração inibitória mínima (CIM) foi definida como a concentração mínima capaz de inibir visualmente 50%, 80% e 100% do crescimento fúngico. Como se trata do reposicionamento de fármacos, considera-se inibição quando a droga inibe 50% do crescimento fúngico. Houve inibição em 61,54% das cepas estudadas (8 cepas). A CIM variou entre 64 - 256 μg/mL. A primaquina é capaz de inibir o crescimento *in vitro* de cepas de *Histoplasma capsulatum* na forma filamentosa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lima Quinaher, T., Costa, A. da C., Júlio Costa Sidrim, J., Fábio Gadelha Rocha, M., Sâmia Nogueira Brilhante, R., & Samia Nogueira Brilhante, R. (2021). ESTUDO DA SENSIBILIDADE DA PRIMAQUINA FRENTE A CEPAS DE HISTOPLASMA CAPSULATUM NA FORMA FILAMENTOSA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1234. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74357
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.