ESTUDO DOS EFEITOS DA ADMINISTRAÇÃO CRÔNICA DE OMEPRAZOL SOBRE A MEMÓRIA E COGNIÇÃO DE CAMUNDONGOS C57BL/6
Resumo
Introdução: Os inibidores da bomba de prótons (IBPs) são amplamente utilizados na prática clínica e seu uso já é difundido na população. Mesmo sendo considerados seguros e eficazes, seu uso foi associado a efeitos adversos centrais importantes, principalmente quando usados cronicamente. Considerando o uso indiscriminado e crônico dos IBPs, especialmente do Omeprazol, pela população, aliado aos relatos de comprometimento a nível de Sistema Nervoso Central (SNC) em estudos clínicos e relatos de casos no uso crônico, é relevante o estudo não-clínico comportamental, relacionando uso crônico de Omeprazol e prováveis consequências no SNC. Objetivos: Investigar os efeitos da administração crônica de Omeprazol sobre a memória de camundongos C57BL/6 adultos em dose comparada a utilizada na clínica. Metodologia: Dose usual de Omeprazol (OME) em humanos para tratar úlceras pépticas (40 mg/dia) foi convertida para 8 mg/kg segundo fórmula de conversão de doses entre espécies. Camundongos C57BL/6 machos, 20-30g, receberam via oral por gavagem, OME 8mg/kg ou veículo Bicarbonato de sódio 8,4%. Após 24h do último dia de administração, testes comportamentais, como Teste da Esquiva Passiva (EP), Teste de Reconhecimento de Objetos (RO) e Labirinto em Y (LY), foram realizados. Resultados: OME não prejudicou a memória aversiva no teste EP (Controle: 165 ± 40,12; OME 183,2 ± 43,59, p>0,05), 90 min (Controle: 227 ± 30,3; OME 221,8 ± 39,6, p>0,05) e 24h (Controle: 212,3 ± 29,69; OME 182,5 ± 24,49, p>0,05). OME prejudicou a memória de reconhecimento no teste RO (Controle 5.81 ± 0.66; OME 3.81 ± 0.61, p<0,05). OME melhorou a memória de trabalho no teste LY (Controle: 59,81 ± 1,40; OME 68,48 ± 2,43, p<0,0001). Conclusão: Observa-se que a administração crônica de OME causou alteração na memória: prejudicou a memória de reconhecimento, porém melhorou a memória de trabalho. Assim, mais estudos são necessários para compreender os mecanismos envolvidos. Agradecimentos: CNPq e UFC.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Carlos Costa Junior, D., Maria Nascimento Coelho, D., Moreira Alves da Silva, D., Chaves, R. de C., Cléa Florenço de Sousa, F., & Clea Florenco de Sousa, F. (2021). ESTUDO DOS EFEITOS DA ADMINISTRAÇÃO CRÔNICA DE OMEPRAZOL SOBRE A MEMÓRIA E COGNIÇÃO DE CAMUNDONGOS C57BL/6. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1257. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74380
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.