ESTUDO REOLÓGICO DE PASTAS CIMENTÍCIAS COM DIFERENTES COMPOSIÇÕES
Resumo
Ao longo do tempo, novas técnicas de caracterização reológica foram sendo desenvolvidas com o objetivo de aperfeiçoar a criação de novos materiais processados, como os materiais cimentícios. Este estudo tem como objetivo a obtenção de parâmetros como tensão de escoamento e viscosidade plástica, que são de extrema importância para a análise do comportamento destes materiais em estado fresco, sob diferentes condições de aplicação. Para isso, pastas cimentícias foram estudadas através da reometria rotacional, por ensaio de fluxo e ensaios oscilatórios. Para essas pastas, foram feitas variações da relação água/cimento (0,40; 0,45 e 0,50) e de teores de superplastificante (0,1%; 0,2% e 0,4%), obtendo ao final uma matriz composta por 9 pastas, que foram analisadas em tempos após o contato com a água de 15 e 60 minutos. A partir dos resultados obtidos, observou-se que o aumento da relação a/c provocou uma diminuição dos níveis de tensão de cisalhamento. Quanto ao aumento do tempo de hidratação, notou-se que houve um aumento da tensão de escoamento, para diferentes taxas de cisalhamento. Por último, o aumento do teor de aditivo superplastificante provocou uma diminuição da viscosidade plástica e da tensão de escoamento. Portanto, os resultados obtidos neste trabalho são úteis para o desenvolvimento de materiais cimentícios, como concreto de cimento Portland, usado amplamente na construção civil. Por fim, destaca-se o apoio da Universidade Federal do Ceará pelo financiamento desta pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Martins Silveira, E., Conrado Maia Vidal, A., Maria Torres da Silva, A., & Feitosa de Albuquerque Lima Badadopulos, L. (2021). ESTUDO REOLÓGICO DE PASTAS CIMENTÍCIAS COM DIFERENTES COMPOSIÇÕES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1267. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74390
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.