ESTUDOS DE ROTAS TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO DE BIOQUEROSENE DE AVIAÇÃO E INTEGRAÇÃO COM A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BIODIESEL
Resumen
Na pós-modernidade, tem-se utilizado combustíveis cuja fonte principal é o petróleo. Uma vez que essa matéria-prima, além de não ser renovável, estando fadada a um dia chegar ao fim, é prejudicial ao meio ambiente, emitindo gases danosos aos ecossistemas, a citar o CO2, responsável por consequências como o efeito estufa, que intensifica o aquecimento global, chuva ácida e poluição do ar. Nesse contexto, surgiram os biocombustíveis, fontes de energia para os motores do veículos provenientes de matérias-primas limpas e renováveis, que irão, gradativamente, substituir os combustíveis fósseis, contribuindo para uma melhora do panorama socioambiental mundial. Dentre os biocombustíveis que vem surgindo, destacam-se o bioquerosene de aviação, substituto do querosene de petróleo, grande emissor de gases nocivos à camada de ozônio. No ano de 2019, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) emitiu, no dia 5 de Abril, uma resolução abordando as especificações do querosenes de aviação, bem como as obrigações no tocante ao controle de qualidade a serem atendidos para comercialização local. Dentre os bioquerosenes especificados na resolução, encontram-se o querosene parafínico hidroprocessado e sintetizado por Fischer-Tropsch (SPK-FT), o querosene parafínico sintetizado por ácidos graxos e ésteres hidroprocessados (SPK-HEFA), o querosene parafínico sintetizado com aromáticos (SPK/A), o querosene parafínico sintetizado por álcool (SPK-ATJ) e as isoparafinas sintetizadas de açúcares fermentados e hidroprocessados (SIP). Visando agregar maior valor ao biodiesel, outro biocombustível, hodiernamente utilizado como aditivo ao diesel fóssil no diesel B comercializado nos postos na proporção de 12% V/V de biodiesel na mistura, serão estudadas as possíveis rotas recentemente homologadas pela ANP, de modo a determinar qual o melhor caminho a se seguir para fazer ambos os biocombustíveis emergirem no cenário energético.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Ramos Nogueira Ventura, P., Chaves Filho, R. de L., Alves dos Santos, I., & Murilo Tavares de Luna, F. (2021). ESTUDOS DE ROTAS TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO DE BIOQUEROSENE DE AVIAÇÃO E INTEGRAÇÃO COM A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BIODIESEL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1271. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74394
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.