FORMALIZAÇÃO DE EXTENSÕES EM ARGUMENTAÇÃO ABSTRATA VIA PROLOG E ASP
Resumo
A fim de automatizar o raciocínio e a tomada de decisões por sistemas de Inteligência Artificial, é imprescindível formalizar um modelo de argumentação que lide bem com as inconsistências e a parcialidade das informações que existem em situações do mundo real. O argumento, unidade básica de um modelo de argumentação, é composto por um conjunto de premissas, um sistema dedutivo e uma conclusão obtida ao aplicar as regras de tal sistema sobre as premissas. O modelo de Argumentação Abstrata proposto por Dung consegue lidar com conhecimento parcial e representa a argumentação a partir de um conjunto de argumentos e de uma relação de ataque, de modo a abstrair a estrutura do argumento e focar apenas nos ataques entre eles. Alguns conjuntos de argumentos possuem propriedades diferenciadas e são denominados de extensões. Várias semânticas são definidas para extensões livres de inconsistências (admissível, completa, preferida, estável e "grounded"), cada uma associada a uma propriedade. A atividade de raciocínio, então, consiste em descobrir as extensões de um determinado modelo de argumentação para alguma semântica. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar e comparar duas abordagens para a busca por extensões: uma abordagem utilizando a linguagem Prolog e outra usando a linguagem ASP (Programação de Conjunto Resposta). A metodologia utilizada foi a realização de encontros com a orientadora e a leitura de bibliografia sobre argumentação abstrata e programação em lógica, incluindo as linguagens Prolog e ASP. Como resultado, foram feitas implementações em ambas as linguagens para encontrar as extensões, e, como conclusão, verifica-se que a abordagem que usa ASP é bem mais eficiente do que àquela baseada em Prolog, conseguindo ser 80 vezes mais rápida para a semântica admissível em instâncias de 20 argumentos. Agradeço à CNPq pela bolsa PIBIC e à UFC pela realização dos encontros universitários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Silva Cordeiro, R. de C., & Teresa de Castro Martins, A. (2021). FORMALIZAÇÃO DE EXTENSÕES EM ARGUMENTAÇÃO ABSTRATA VIA PROLOG E ASP. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1311. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74434
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.