FORMATO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PACIENTES COM DOR LOMBAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumo
Introdução: As diretrizes atuais recomendam aconselhamento e educação como primeira linha de cuidado para dor lombar. Mas, há uma lacuna na literatura acerca do formato de aplicação que dificulta a implementação da educação. Objetivo: Descrever qual o conteúdo e forma de exposição das intervenções de educação em saúde para pacientes com dor lombar inespecífica. Métodos: Revisão integrativa da literatura, com busca sistemática na PEDro, Scielo e Lilacs, além da Pubmed, em março de 2021. A estratégia de busca foi: (low back pain OR back pain) AND (primary care OR pain management) AND (booklet OR patient education), com filtros de 10 anos e ensaio clínico randomizado. Foram incluídos estudos em português, inglês ou espanhol. A triagem e seleção independente se deu pela leitura do título, resumo e texto completo, com as discordâncias analisadas pela pesquisadora responsável, finalizando com o processo de extração e análise dos dados. Resultados: Foram incluídos 29 estudos. Os temas de educação em saúde presentes com maior frequência foram: neurofisiologia da dor (24,13%); estilo de vida, com incentivo à atividade física (51,72%) e técnicas posturais (24,13%); fatores psicossociais relacionados à dor (48,27%) e crenças sobre a dor e o movimento (41,37%) . A forma de entrega mais frequente foi consulta presencial individual (51%), com número médio de sessões de 4,61 sessões (±3,06) e tempo médio de 70 (±38,72) minutos. O material escrito foi entregue em 28% dos estudos, acompanhamento por telefone em 15% e apresentação visual em 8%. Dos artigos selecionados, 45% usavam mais de uma forma de entrega em seu protocolo. Conclusão: Existe uma heterogeneidade nos formatos e conteúdos utilizados na educação em saúde para pessoas com dor lombar. Estudos que busquem sistematizar esta entrega no contexto da atenção primária poderão facilitar e incentivar o aconselhamento na primeira linha de cuidado.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Maira Ferreira Soares, L., Resende de Jesus Moraleida, F., Figueiredo Vasconcelos, L., Thaís Guimarães Gomes, A., Rocha Celedonio, V., & Carla Lima Nunes, A. (2021). FORMATO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PACIENTES COM DOR LOMBAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1313. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74436
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
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