FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA INTERFACE ARTÍSTICO-REFLEXIVA

Autores

  • Victoria Regia Pinto de Souza
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

A Residência Pedagógica é um programa cujo objetivo é aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando no cotidiano escolar. Nos últimos anos, há um anseio por uma nova epistemologia de formação que demonstre a verdadeira realidade dos professores em sala de aula e a relação com a escola. Nesse contexto, o uso das narrativas produzidas pelos residentes está sendo utilizado há mais de vinte anos como método de investigação ou de pesquisa, tornando assim, a experiência do estudante como fonte de conhecimento em uma realidade contextualizada. O objetivo da presente investigação é examinar investigações narrativas de alunos inseridos no programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará, utilizando como critério uma análise qualitativa chamada hermenêutica objetiva. O estudo também levará em consideração a formação artístico-reflexiva por meio das narrativas, através do compartilhamento de informações e conhecimentos entre os professores preceptores e os estudantes. Após a verificação detalhada das narrativas dos residentes, o resultado será um produto-reflexivo baseado nas semelhanças encontradas nos relatos. De uma forma geral, os residentes revelam que a aprendizagem ocorre durante todas as atividades do programa, por mais simples que sejam, como o diálogo entre os colegas e o professor orientador. As lições também são adquiridas por meio dos desafios e dos obstáculos encontrados pelos alunos nas suas experiências e como eles solucionaram seus problemas. Assim, essa análise proporciona reflexões e ensinamentos que auxiliam em uma melhor construção profissional dentro da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Regia Pinto de Souza, V., & Alves Feitosa, R. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA INTERFACE ARTÍSTICO-REFLEXIVA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1315. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74438

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica