FOTOLUMINESCÊNCIA EM BAIXAS TEMPERATURAS DO HALETO ORGÂNICO-INORGÂNICO [(CH₃)₂NH₂]₄INCL₇
Resumo
Perovskitas híbridas vêm ganhando cada vez mais atenção entre a comunidade científica por suas aplicações em optoeletrônica, armazenamento de dados e células solares. Este interesse antes era mais restrito a materiais puramente inorgânicos, mas esse cenário tem mudado com o surgimento de materiais híbridos que combinam as vantagens dos compostos orgânicos e inorgânicos, como diversidade estrutural, síntese simples, estruturas ajustáveis e serem amigáveis ao meio ambiente. Neste trabalho estudamos o haleto orgânico inorgânico [(CH₃)₂NH₂]₄INCL₇ . Nós sintetizamos este composto usando o método da evaporação lenta e em seguida estudamos suas propriedades estruturais e óticas. Usando difração de raio-X, observamos que, sob temperatura ambiente, este composto cristaliza em uma rede ortorrômbica. Também observamos que este composto apresenta fotoluminescência em temperaturas abaixo de 110K. O comportamento geral do pico observado foi um aumento de intensidade e um comportamento geral de blueshift com a diminuição da temperatura. Além disto, estudamos o espectro de fotoluminescência deste composto em diferentes temperaturas e comparamos os resultados que obtivemos com modelos teóricos a fim de investigar as origens da fotoluminescência nesta amostra. Ajustamos os picos de fotoluminescência em cada temperatura como funções Pearson a fim de obter o comportamento dos centros e das intensidades dos picos de emissão como função da temperatura. Esta análise indica a presença de um acoplamento elétron fônon na amostra, entretanto é necessário realizar uma análise mais profunda para confirmar esta hipótese.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Stascxak Neto, V., & Pedro Ayala, A. (2021). FOTOLUMINESCÊNCIA EM BAIXAS TEMPERATURAS DO HALETO ORGÂNICO-INORGÂNICO [(CH₃)₂NH₂]₄INCL₇. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1323. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74446
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.