GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS: NARRATIVA, DRAMATURGIA, ESTÉTICA E HIBRIDISMO NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
O horror e o western fazem parte dos gêneros fundadores do cinema, ambos com filmes inaugurais lançados nos primeiros anos dessa arte: os pioneiros curtas A Mansão do Diabo (George Meliès, 1896) e O Grande Roubo do Trem (Edwin S. Porter, 1903), respectivamente. Desde essas instalações iniciais até hoje, os dois gêneros continuam se perpetuando pela indústria cinematográfica e no fazer cinema. Inicialmente, e observando de forma superficial, não é possível estabelecer uma relação de proximidade entre eles, visto que diferem em quase todas as especificidades que os determinam, assim como no nível de popularidade e alcance global de cada um, além das diferenças narrativas, conceituais e até ideológicas de cada gênero. Todavia, certos nuances aproximam ambos e gêneros e a partir da experimentação e necessidade mercadológica, o hibridismo entre eles foi criando e dando forma a um verdadeiro novo gênero: o "Western Horror". Utilizando e arguindo sobre esses tensionamentos, essa pesquisa tem a tarefa de mostrar a interseção dos dois gêneros, inicialmente se aprofundando em ambos separadamente, mostrando suas origens, seus próprios caminhos, para assim traçar o elo entre eles, analisando se existem influências diretas na produção contemporânea dos ciclos de cada gênero através de um estudo de linha do tempo de transformação do western e do horror, além de utilizar esse olhar temporal para visualizar a evolução em quantidade e em coesão das produções que apresentam essa junção, bem como uma análise fílmica das obras individualmente, tanto de fatores narrativos e fílmicos como de valores de produção, apresentando suas semelhanças (principalmente no quesito orçamentário e no viés de Filme B) e como ambos gêneros são trabalhados nos filmes em questão para assim chegarmos na síntese do que é “Western Horror”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Wagner Soares Ximenes, N., & Didimo Souza Vieira, M. (2021). GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS: NARRATIVA, DRAMATURGIA, ESTÉTICA E HIBRIDISMO NA CONTEMPORANEIDADE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1347. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74470
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.