HELICOBACTER PYLORI: GENES DA ILHA E DE ADESÃO OIPA E ICEA EM PACIENTES COM CÂNCER GÁSTRICO DO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
O câncer gástrico é um dos principais problemas de saúde em todo o mundo. É uma doença multifatorial, envolvendo aspectos genéticos e ambientais, tendo a infecção por Helicobacter pylori, o fator etiológico mais bem estabelecido. A patogenicidade de H. pylori é associada com a composição do seu genoma, sendo relevantes os genes cagPai e o alelo de vacAs1m1. Em adição, os genes de adesão, iceA e oipA são importantes fatores de virulência mas são poucos os estudos que associam com a presença dos genes de cagPai. O objetivo deste trabalho foi verificar a frequência dos genes de adesão oipA e iceA e sua relação com os genes cagA, cagE, cagG e variações alélicas vacA em ambos os subtipos histológicos (difuso e intestinal) em pacientes com câncer gástrico do Estado do Ceará. Foram estudados 105 pacientes com câncer gástrico. A detecção e os genes de H. pylori (ureC) foram realizadas pela técnica de PCR, e os produtos amplificados e detectados através de eletroforese em gel de agarose. Apenas os casos H.Pylori positivos foram incluídas. As frequências dos genes oipA, iceA1 e iceA2 foram, respectivamente, 95,2%, 15,2% e 18,1%. Coinfecção (iceA1/2) representou 60% dos casos. As análises comparativas entre a frequência dos genes estudados ou em combinação mostraram que a cepa vacAs1 cagA(-)cagE(-)cagG(+)iceA1(+) foi significativamente mais frequente em tumores difusos do que em tumores intestinais (P=0,045). Não se observou associações significativas com o gene oipA. Esses dados mostram que o alelo iceA1 em combinação com cagG é relevante para a virulência de H. pylori. Agradecimentos: Universidade Federal do Ceará (UFC).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Catarine Gomes Vieira, A., Pereira, E. dos S., & Helena Barem Rabenhorst, S. (2021). HELICOBACTER PYLORI: GENES DA ILHA E DE ADESÃO OIPA E ICEA EM PACIENTES COM CÂNCER GÁSTRICO DO ESTADO DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1350. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74473
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.