HERÓIS E VILÕES: OSCILAÇÕES TENSIVAS NA VALORAÇÃO DOS SUJEITOS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Este trabalho está inserido em uma pesquisa maior, intitulada “Enunciação e tensividade no discurso midiático sobre o Coronavírus”, que investigou as estratégias enunciativas e as modulações tensivas em textos jornalísticos que tratavam da pandemia de Covid-19. Para a presente investigação, a proposta foi analisar um pequeno conjunto de quatro entradas no perfil do portal de notícias G1 no Twitter e os títulos de suas matérias correspondentes. Intencionou-se identificar no corpus como determinadas articulações discursivas e flutuações entre as dimensões do sensível e do inteligível se relacionavam à mobilização da instância receptora e sua adesão ao enunciado, ou seja, como a forma de comunicar determinados eventos da pandemia tornava o leitor-enunciatário mais propenso a se alinhar ou, ao menos, ser afetado por certo universo de valores propostos pela instância produtora dos textos. Para tanto, tomou-se como aporte teórico-metodológico a Semiótica Discusiva de base greimasiana e a contribuição posterior da Semiótica Tensiva. Os resultados das análises do corpus mostraram que movimentos da discursivização, como a justaposição de diferentes temporalidades em apenas uma espacialidade, corroboram a aceleração e tonificação dos enunciados e parecem se unir aos traços actoriais do enunciador na criação de isotopias do heroísmo e da vilania, bem como efeitos de sentido moralizantes e sensacionalistas. Estes elementos operam na condenação ou glorificação da ação dos sujeitos dos enunciados, estabelecendo e demarcando intensamente o corpo semântico dos valores ‘certo’ e ‘errado’ e fazendo uma prescrição persuasiva ao leitor-enunciatário, que é altamente mobilizado a aderir a essa axiologia. Por último, agradece-se à UFC pela bolsa remunerada sem a qual a realização deste trabalho não teria sido possível.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lima Gomes da Silva, T., & Lopes Leite, R. (2021). HERÓIS E VILÕES: OSCILAÇÕES TENSIVAS NA VALORAÇÃO DOS SUJEITOS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1351. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74474
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.