IMAGEM ESPAÇO . IMAGEM OBJETO: TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA REPRESENTAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO
Resumo
No atual contexto da capacidade de computação da informação, o processo de decisão é uma condição ascendente. A necessidade de lidar com alternativas, passa por um encadeamento cognitivo que tem, como uma de suas extensões, a visão. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho dá continuidade à investigação elaborada na Igreja Nossa Senhora da Conceição de Almofala, a partir da qual ,foi desenvolvido uma série de modelos em ambiente virtual e apontadas diferentes demandas sobre a gestão do patrimônio histórico. A partir disso, o cerne dessa pesquisa é apurar a utilização de dispositivos de visualização da informação espacial e a sua influência nas esferas da percepção e decisão, estimulando reflexões a respeito da deliberação individual e coletiva com base no grau de imersão e interação com ambientes virtuais. Por meio da revisão bibliográfica, observa-se que, segundo Chen & Lin (2018) e Zhang et al. (2018), as ferramentas para ampliar a interação do usuário com a informação visualizada como os “Virtual Geographic Environments”, em português “Ambientes Geográficos Virtuais” (AGV), são propulsores do engendramento do conhecimento geográfico e da compreensão de fenômenos naturais e sociais a partir de análises mais fundamentadas. Sob esse viés, a investigação aborda os diferentes níveis de representação 3D abordados em Buchroithner and Kunst (2012), como o pseudo-3D que compreende o campo da visualização em mídias planas, e o 3D real que engloba a exibição e interação em Realidade Virtual (RV) e suas interferências no âmbito da imersão. Por fim, o projeto propõe ponderações sobre os modelos de visualização e a sistematização dos níveis de interação com a informação espacial. Como resultados parciais, o trabalho constata a relevância da análise, não apenas do processo decisório, bem como dos fatores que o embasaram, tendo em vista a dimensão de influência da visão nessa circunstância.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Vitor Vieira Alencar, J., Cardoso, D., & Ribeiro Cardoso, D. (2021). IMAGEM ESPAÇO . IMAGEM OBJETO: TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA REPRESENTAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1365. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74488
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.