IMPACTO DA PERIODONTITE SEVERA NA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE ORAL
Resumo
O questionário OHIP-14 é utilizado para medir a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (OHRQoL) através de escores, considerando sete domínios conceituais: limitação funcional, dor física, desconforto psicológico, incapacidade física, incapacidade psicológica, incapacidade social e invalidez. O objetivo deste estudo transversal foi avaliar a associação de periodontite severa com OHRQoL em pacientes atendidos em uma Universidade. Duzentos e oitenta pacientes acima de 35 anos (55,4 ± 11,9 anos) foram divididos em três grupos de acordo com a condição periodontal, segundo os critérios CDC/AAP: saúde periodontal/periodontite leve, periodontite moderada e periodontite severa. Para avaliação de OHRQoL utilizou-se o questionário OHIP-14. Para análise dos dados considerou-se a média de escores do questionário, assim como a proporção de indivíduos que responderam aos piores escores, conhecidos como OFOVO. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos para os dados sócio-demográficos. Os escores do OHIP-14 também não foram diferentes entres os grupos. Quando avaliada a proporção de respostas OFOVO, foi observada diferença apenas entre os pacientes com periodontite severa e os sem periodontite ou com periodontite leve (odds ratio= 2,52; 95% IC: 1,14-5,58). Na análise por domínios, só houve diferença estatisticamente significante no domínio “Dor física” ao se comparar periodontite severa à periodontite leve ou saudável (oddis ratio= 2,24; 95% IC: 1,10-4,58). Desta forma, pode-se concluir que pacientes com periodontite severa apresentaram pior OHRQoL do que aqueles sem periodontite ou com periodontite leve.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lucia Rodrigues de Oliveira, M., Janaína Nascimento de Sousa, F., Rodrigues de Vasconcelos, D., Urano Timbó, J., Felipe Maia de Almeida, E., & Otavio Cito Cesar Rego, R. (2021). IMPACTO DA PERIODONTITE SEVERA NA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE ORAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1369. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74492
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.