IMPACTO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO RESISTIDO EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE
Resumo
Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) acomete 12% da população mundial e costuma acompanhar-se de redução da capacidade físico-funcional. Tem sido sugerido que a prática de exercícios pode contribuir para a redução desses problemas. Objetivos: Investigar os efeitos de um programa de exercícios físicos intradialítico em pacientes com DRC sobre a capacidade físico-funcional. Métodos: Foram recrutados pacientes adultos de ambos os sexos em hemodiálise crônica de uma clínica de Fortaleza. Os pacientes foram randomizados para Grupo Exercício (GE) que consistiu de 3 meses de treinamento supervisionado com exercícios resistidos intradialíticos, 3 vezes/ semana, ou Grupo Controle (GC), sem atividade física na diálise. A capacidade físico-funcional foi medida pelos testes "timed-up-and-go" (TUG) e "sit-to-stand" (SS). Resultados: Foram incluídos 61 pacientes (H/M = 34/27; idade média+DP= 50.9 anos; GE: n=30; GC: n=31). Ao final do estudo, observou-se piora dos testes TUG e SS no GC, (respectivamente, mediana= 8,81 vs 9,81; 11 vs 9) mas não no GE. Conclusão: Programa supervisionado de exercícios físicos resistidos intradialíticos é capaz de reduzir o declínio da capacidade físico-funcional em pacientes com DRC em tratamento com hemodiálise. Agradecimentos: ATT e LOD receberam bolsa de Iniciação Científica e PFCB recebeu bolsa de produtividade em Pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). CVS recebeu bolsa Funcap (Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Talya Soares Torres, A., Domingues, L. de O., Vieira de Souza, C., & Felipe Carvalhedo de Bruin, P. (2021). IMPACTO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO RESISTIDO EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1370. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74493
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.