IMPACTO DO PROGRAMA SEGURO-DESEMPREGO NO SALÁRIO DE REINSERÇÃO NO MEIO RURAL BRASILEIRO
Resumo
O objetivo do presente estudo foi fornecer novas evidências sobre o impacto do Programa Seguro-Desemprego sobre o salário de reinserção dos seus beneficiados, para o meio rural brasileiro. Para tais fins, utilizaram-se informações da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliares (PNAD contínua) para o ano de 2015 e do ano subsequente. Dessa forma, foram obtidos dados que permitiram acompanhar tanto as flutuações como a evolução da força de trabalho e traçar uma análise sob o prisma socioeconômico. Para a análise foi utilizada a técnica de Regressão com Descontinuidade (Regression Descontinuity Design – RDD) acrescida de covariadas. Os resultados mostraram um efeito positivo no salário de reinserção dos indivíduos que participaram do Programa de Seguro-desemprego, evidenciando uma contribuição positiva do programa para o aumento do salário de reinserção dos beneficiados pelo programa no meio rural, sejam eles de ocupações agrícolas ou não agrícolas. Trabalhadores que aderiram ao programa, ao serem reinseridos no mercado de trabalho, obtiveram um acréscimo salarial quando comparados aos trabalhadores que não ingressaram no programa Seguro-Desemprego. Ao realizar a desagregação por regiões brasileiras, a região Sudeste apresentou um maior efeito positivo no salário de reinserção; enquanto a região Centro Oeste possui efeito negativo para os trabalhadores que participaram do Programa Seguro-desemprego.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Nilo Rocha Filho, J., José Silva Tabosa, F., & Jose Silva Tabosa, F. (2021). IMPACTO DO PROGRAMA SEGURO-DESEMPREGO NO SALÁRIO DE REINSERÇÃO NO MEIO RURAL BRASILEIRO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1371. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74494
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.