IMPLEMENTAÇÃO DE UM POCKET GUIDE SOBRE A EAD ONLINE E SUAS FERRAMENTAS EM FORMATO DE APLICATIVO MÓVEL
Resumo
Devido ao contexto social imposto pela pandemia da COVID-19, a área educacional teve a necessidade de adaptar-se ao meio digital. Com esta motivação, foi idealizada uma tecnologia que pudesse apoiar as atividades acadêmicas remotas por meio do acesso livre a recursos educativos digitais sobre a EaD online e suas ferramentas. A implementação dessa tecnologia envolve o desenvolvimento de um aplicativo móvel e um site - este para o registro de conteúdos educativos em diferentes mídias, como Vídeos, Podcasts, PDF, Infográficos e Websites - e o aplicativo LEADi, para busca e acesso a esses recursos. O desenvolvimento do aplicativo deu-se através do Flutter - kit de ferramentas da Google para construção de aplicativos para dispositivos móveis, web, desktop e incorporados a partir de uma única base de código. O LEADi está sendo desenvolvido para as plataformas Android e iOS. Foi também desenvolvido um website, que contém as mesmas funcionalidades do aplicativo, visando os usuários que não possuem espaço de armazenamento suficiente nos seus dispositivos móveis. Ao final da implementação o LEADi será validado através da escala numérica de usabilidade SUS (System Usability Scale), a qual avalia a efetividade, eficiência e satisfação do recurso. Espera-se, com a disponibilização do LEADi, oferecer aos usuários um recurso para consulta e acesso rápido a recursos educacionais que dêem suporte ao ensino e a aprendizagem remotas. Por fim, deve-se agradecimento ao apoio concedido pelo CNPq e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará que permitiram a realização do projeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Victor Sampaio da Silva, J., Costa dos Santos, P., & Soares Rocha da Silva, A. (2021). IMPLEMENTAÇÃO DE UM POCKET GUIDE SOBRE A EAD ONLINE E SUAS FERRAMENTAS EM FORMATO DE APLICATIVO MÓVEL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1378. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74501
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.