INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE DOS PAIS SOBRE O ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES ADOLESCENTES.
Resumo
Os pais têm grande influência nos hábitos alimentares de seus filhos, como pode ser visto na pesquisa de Macêdo et al. (2021), na qual 68,09% dos estudantes entrevistados obtiveram informações sobre saúde e alimentação em casa. O objetivo desta pesquisa é compreender a influência da escolaridade dos pais no estado nutricional dos adolescentes. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica em artigos e outros documentos, e a pesquisa de campo, desenvolvida por meio de um estudo transversal com 67 escolares na faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma escola pública de tempo integral localizada em Fortaleza-CE, onde foi aplicado um questionário validado. Como resultado obteve-se que somente 4,16% dos pais tinham grau de escolaridade na categoria de ensino superior completo, já 41,6% tinham ensino médio completo e 35% ensino fundamental completo. Com relação ao estado nutricional, a maioria dos escolares adolescentes estavam eutróficos, 13,33% apresentavam sobrepeso ou obesidade e apenas 5,83% estavam abaixo do peso ideal. Pondera-se portanto, que mesmo com a maioria dos pais não possuindo nível superior, os escolares apresentavam Índice de Massa Corporal (IMC) ideal para a sua altura e peso. Umas das hipóteses levantadas para o ocorrido é que independente do grau de escolaridade o conhecimento sobre hábitos saudáveis pode ser alcançado por todos. Outra hipótese a ser considerada é que no caso da presente pesquisa, a escola de tempo integral desempenha importante papel nos hábitos alimentares dos seus alunos, tanto no fornecimento de alimentação saudável, como na orientação dos estudantes e suas famílias. Os Guias alimentares brasileiros são ferramentas de Educação Alimentar e Nutricional fundamentais para a escola, seus alunos e familiares, sendo estes disponibilizados gratuitamente pelo governo brasileiro. O presente trabalho foi realizado com apoio e financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Mendes Macedo, H., Veras Castelo Branco, R., Alves de Oliveira, E., & Camurca Pontes Siqueira, A. (2021). INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE DOS PAIS SOBRE O ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES ADOLESCENTES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1394. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74517
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.