ISOLAMENTO TÉRMICO DE COBERTURAS PARA CONFORTO TÉRMICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DAS EDIFICAÇÕES
Resumo
Parte considerável do ganho de calor através da envoltória das edificações ocorre através das coberturas, principalmente nas regiões próximas à linha do Equador. O isolamento térmico de coberturas reduz este ganho de calor, mas ainda é popuco empregado no Nordeste brasileiro. O presente trabalho objetiva contribuir para disseminar o isolamento térmico de coberturas, através do desenvolvimento de um modelo simplificado da transferência de calor em telhados sem e com isolamento térmico. Os efeitos do isolamento térmico e a sensibilidade a variações nos principais parâmetros foram simulados numericamente e analisados para telhados cerâmicos e condições meteorológicas tipicamente da região. Mantas de polietileno de 5 mm de espessura, sem e com uma face refletiva, foram consideradas. Quando comparado ao telhado sem isolamento nas condições testadas, o telhado com isolamento sem superfície refletiva reduziu o fluxo de calor em 60,9% e a temperatura da superfície interna em 9,2 K. A redução foi maior (de 77,7% e 11,8 K, respectivamente) com o isolamento com face superior refletiva. Os modelos desenvolvidos precisam ser validados, mas a ordem de gradeza dos resultados obtidos está de acordo com o observado na prática. O trabalho deve ser continuado para refinar e calibrar os modelos, dar publicidade e incentivar o isolamento térmico de coberturas e a melhoria das condições de conforto térmico e eficiência energética nas edificações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Paulo Correia Barbosa, J., Renê de Araújo Reis, K., Ferreira Falcão, D., & Carvalho Filho, C. de O. (2021). ISOLAMENTO TÉRMICO DE COBERTURAS PARA CONFORTO TÉRMICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DAS EDIFICAÇÕES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1421. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74544
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.