MODELAGEM ESTRUTURAL DE UM RESERVATÓRIO DO PRÉ-SAL
Resumo
O Pré-Sal é uma das principais descobertas da área do petróleo e gás natural. Localizado entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, essa região incluiu o Brasil no rol dos países detentores de grandes reservas petrolíferas e sua descoberta gerou expectativas de que ele seria uma virada de página na história brasileira. Atualmente a área representa, aproximadamente, metade da produção de óleo e gás natural do país, havendo a possibilidade de futuramente superar dois terços da produção. Importante ressaltar que três campos do Pré-Sal são responsáveis por mais da metade de sua produção e um deles é o alvo dessa pesquisa, o Campo de Tupi, descoberto em 2006 e localizado na porção sudeste-sul da Bacia de Santos, na concessão BM-S-11, a 235 km do litoral do Rio de Janeiro. Para a pesquisa foram utilizados dados 2D e 3D, cedidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), integrados ao software Petrel, e que serviram para a análise, interpretação da base do sal e do embasamento da região e a criação de um modelo estrutural. As técnicas que se fizeram uso se basearam na sismoestratigrafia, onde se avalia as diferentes características das unidades sísmicas. O refletor da base do sal foi mais fácil de ser identificado tendo em vista o maior contraste entre a camada evaporítica e a sucessão sedimentar que compõe o Pré-Sal. O embasamento apresenta fácies sísmica caótica e seu topo não é um refletor bem definido. A interpretação foi realizada analisando as diferentes fácies sísmicas observadas. Várias falhas normais foram interpretadas. O estudo é necessário, pois para a exploração em águas ultra profundas e o aproveitamento integral das oportunidades, é necessário um intenso investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além da exigência de aperfeiçoamentos tecnológicos, uma vez que o setor de E&P dispõe de grande risco de negócio com retorno à longo prazo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alberto Carneiro Costa, A., & Maia de Almeida, N. (2021). MODELAGEM ESTRUTURAL DE UM RESERVATÓRIO DO PRÉ-SAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1458. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74581
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.