NA JANELA DA MEMÓRIA, A POSSIBILIDADE DA CONSTRUÇÃO DO NOVO.
Resumo
O presente trabalho evidencia o processo de formação realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF) principalmente os estudos sobre as relações de gênero e sua interface com outras temáticas, e as ações de intervenção realizadas. O NEGIF ao longo de sua trajetória trouxe a importância da formação para o protagonismo das mulheres e da juventude, tendo como base as interseccionalidades de gênero, classe, raça e territórios. O projeto NEGIF tem como foco uma formação que promova às mulheres a posição de protagonistas, e isso tem sido desenvolvido através de ações e estudos sobre relações de poder, equidade de gênero e trabalho. Segundo Suzana Silva, em seu estudo de gênero no Brasil (2000), no final da década de setenta as pesquisas voltam-se para relações de produção. Mulheres e trabalho, no espaço rural ou urbano, marcam o início da pesquisa acadêmica sobre essas questões. O objetivo da pesquisa é compreender a história do NEGIF e seus reflexos no processo educacional e profissional dos/as participantes a partir das memórias de ex-bolsistas e ex-professoras. A abordagem é qualitativa, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas em profundidade. Conclui-se que o NEGIF trouxe contribuições importantes para professoras e bolsistas, tanto na formação acadêmica como nas parcerias mantidas com outros núcleos, redes e movimentos sociais, o que possibilitou ultrapassar os muros da universidade e interagir com a sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lima da Silva, A., & Veras Sales, C. de M. (2021). NA JANELA DA MEMÓRIA, A POSSIBILIDADE DA CONSTRUÇÃO DO NOVO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1473. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74596
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.