NOTAS SOBRE A CONCEPÇÃO DE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL EM ANTONIO GRAMSCI: UMA ANÁLISE ONTO-HISTÓRICA
Resumo
O intuito de pesquisar a concepção de Estado e Sociedade civil em Gramsci se deve à necessidade de compreensão dos desdobramentos teórico-práticos desses conceitos na atualidade quanto pelo entendimento da importância dos elementos que Gramsci traz ao debate. Realizamos uma pesquisa do tipo teórico-bibliográfica, em que nos debruçamos sobre os Cadernos do Cárcere 11 e 13 de Gramsci (2017; 2020) juntamente com as obras Gramsci e os novos embates da filosofia da práxis (SEMERARO, 2006), As bases ontológicas da filosofia da práxis e formação humana (SOUSA, 2018) e O leitor de Gramsci (COUTINHO, 2011) que trouxeram importantes contribuições para compreendermos as categorias atinentes ao nosso trabalho. Realizar uma análise onto-histórica do Estado e Sociedade, sua gênese, processualidade histórica e sua função social e também demonstrar a proposição revolucionária, a partir da filosofia da práxis. Tomando como ponto de partida a concepção elaborada de Estado e Sociedade a partir da filosofia da práxis para seguir na perspectiva onto-histórica reconhecemos que essa compreensão é fruto de uma construção dialética da realidade social da época sob os determinantes interesses de classes (SOUSA, 2018). Dados os problemas enfrentados contemporaneamente, que são característicos desse modo de produção, é adequado a compreensão dessas concepções, para observá-las no presente e, ao mesmo tempo reconhecer essa luta enfrentada pelas diferentes classes, colocando em perspectiva a sua superação, e trabalhamos na elaboração da ideia de Sociedade regulada, em que os trabalhadores possam se organizar na forma do trabalho associado e socializar os meios de produção (GRAMSCI, 2017).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Pinheiro Muniz de Carvalho, N., Maria Aquino Marques, L., & Rodrigues de Sousa, J. (2021). NOTAS SOBRE A CONCEPÇÃO DE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL EM ANTONIO GRAMSCI: UMA ANÁLISE ONTO-HISTÓRICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1483. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74606
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.