O DESENVOLVIMENTO HUMANO COMEÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Maria CecÍlia Bonfim dos Santos
  • Juliana Cavalcanti Freitas Félix Rangel
  • Camila de Freitas Costa
  • Guilherme Diniz Irffi

Resumo

A Primeira Infância é uma fase ímpar na formação dos indivíduos e, por isso, deve-se aproveitar ao máximo essa janela de oportunidades visando o desenvolvimento infantil. Correa (2014) destaca especialmente a função de cuidado na primeira infância (0 a 6 anos de idade) e sua influência na formação das habilidades cognitivas e socioemocionais, sendo a família o espaço social com maior influência no desenvolvimento infantil. Em consonância, Alvarenga, Weber e Bolsoni-Silva (2015) apontam as habilidades sociais educativas parentais, as quais podem ser definidas como comportamentos dos pais que promovem as habilidades sociais infantis, como práticas que minimizam os problemas de comportamento. Além disso, as práticas familiares podem determinar, inclusive, os efeitos que outros espaços de educação e cuidado, como a creche, pode ter nos resultados das crianças no curto, médio e longo-prazo. Todavia, os resultados dependem, segundo Correa, Comim e Tai (2014) das características da família e do grau de exposição ao centro de cuidado. A qualidade das interações nessa fase podem impactar a formação do seu cérebro e de sua capacidade futura para o aprendizado (por meio de experiências, que moldam a arquitetura do cérebro), o comportamento (a partir do jogo de ação e reação que modela os circuitos do cérebro), e as emoções (uma vez que o stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável). Assim, entende-se a relevância do papel da família no desenvolvimento global durante a Primeira Infância. Dessa forma, políticas públicas as quais estejam voltadas para a Primeira Infância podem contribuir para a formação de capital humano e, em função disso, busca-se construir um banco de dados a partir dos programas federais, estaduais e municipais por meio de revisão sistemática, além de avaliar o impacto de programas sobre primeira infância. E, ainda, catalogar, sumarizar e apresentar as evidências dos programas de primeira infância no Brasil.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

CecÍlia Bonfim dos Santos, M., Cavalcanti Freitas Félix Rangel, J., Costa, C. de F., & Diniz Irffi, G. (2021). O DESENVOLVIMENTO HUMANO COMEÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1499. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74622

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica