O ENSINO DA BIOLOGIA SOB UMA ÓTICA ARTÍSTICA-CIENTÍFICA
Resumo
Ao friccionar as zonas que delimitam arte e ciência rompe-se o pensamento binário, proporcionando uma relação não hierarquizada entre as duas esferas, aproximando-as de tal forma que a arte passa a ser vista como uma expressão do saber científico e assim mutuamente. Inserido nessa conjuntura, o objetivo desse projeto se faz em analisar as contribuições da obra 'Coro d'Sum: quimera dos rios intermitentes' do artista e pesquisador Davi Ângelo para o ensino da biologia, sob a ótica da interface ciência-arte. O primeiro contato artístico de Davi foi na cidade onde cresceu, Pires Ferreira no interior do Ceará, em que as contações de lendas eram parte da cultura local, o que fez o artista se encantar pelo fantástico que o folclore carrega, levando-o a seu atual processo artístico. Esse contexto inicial de interação com a arte o impulsionou a explorar os campos do real e do imaginário em seu novo processo de criação, a Coro d'Sum, que soma elementos de artes visuais e performances, no qual retrata os mitos dos ciclos de cheias e secas do Ceará e materializa a figura de uma sereia. Produzida em tamanho padrão e com um material maleável que lhe atribuiu um aspecto humanóide, a sereia possui uma aparência serena e inocente. A configuração anatômica do ser folclórico, associada à estética da ciência, está contaminada pelo artístico, provocando um impacto visual. Dessa forma, Davi excedeu o muro que delimita a arte como também possibilitou expor as limitações do discurso científico. Tais limitações, especificamente na área da biologia, apresentam-se como uma racionalidade restringente que ordena e classifica todas as formas de conhecimentos acerca do mundo, refutando todas as sensações e subjetividades que não se encaixam no molde da ordem vigente. A junção do artístico e científico aqui proposto é uma práxis viável, que permite caminhar fora dos trilhos, transformando a biologia e o seu ensino no mundo vivo e não apenas um discurso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Fernandes Chaves, V., & Alves Feitosa, R. (2021). O ENSINO DA BIOLOGIA SOB UMA ÓTICA ARTÍSTICA-CIENTÍFICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1502. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74625
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.