O PRINCIPIO RESPONSABILIDADE DE HANS JONAS: SEU IMPACTO E SUA ATUALIDADE
Resumo
A ideia para a pesquisa proposta nasceu da inquietação diante das recentes notícias sobre as mudanças climáticas e as catástrofes ocasionadas por elas, juntamente com a leitura de textos do filósofo alemão Hans Jonas acerca do “princípio responsabilidade” e de seu imperativo ético, segundo o qual é preciso agir de forma que os efeitos de nossas ações sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana autêntica sobre a Terra. Assim, o presente trabalho visa comentar a filosofia de Hans Jonas e suas contribuições para as noções de desenvolvimento sustentável e responsabilidade coletiva pelo futuro do planeta, que agora, em 2021, diante do ainda persistente estado de pandemia de Covid-19 e de outras tragédias que acometem a humanidade, se mostra ainda mais relevante. Para tanto, fontes de pesquisa bibliográficas, primordialmente, se mostraram aptas aos objetivos mencionados. Como resultado, há a constatação do valioso manancial de aprendizados que a obra de Hans Jonas proporciona, de modo que a divulgação de sua teoria da responsabilidade cumpre um papel fundamental para que mais e mais pessoas decidam ser proativas na preservação do meio-ambiente, auxiliando, por consequência, na sobrevivência das gerações vindouras. Esse vasto campo de pesquisa, inclusive, permitirá a futura realização de trabalhos mais aprofundados sobre essa temática. A mais disso, despontam sugestões de atitudes que podem ser tomadas, desde já, em prol de uma redução de danos e diminuição da pressão antrópica sobre a natureza. Em suma, uma análise das mudanças climáticas à luz do conceito do “princípio responsabilidade” de Hans Jonas fornece um mapa que auxilia em uma navegação mais segura através dos mares tormentosos deste início de século XXI, e, por tal razão, divulgar suas ideias também é uma ação ética.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.