O TEOREMA DE VAN DER WAERDEN
Resumo
Imagine que o conjunto dos números naturais seja pintado em um número finito de cores. É possível dizer que progressões aritméticas monocromáticas finitas de tamanhos arbitrariamente grandes , onde o tamanho de uma progressão aritmética é o número de termos que ela contém, podem ser encontradas? A princípio, devido ao enunciado do problema ser de simples compreensão, a sua demonstração parece ser trivial. Entretanto, os esforços de inúmeros matemáticos se provaram insuficientes para demonstrar tal fato. Em 1927, o jovem matemático Bartel Leendert van der Waerden finalmente conseguiu provar que o resultado é correto, ou seja, tais progressões realmente existem, usando uma prova bastante elementar, entretanto, longe de ser simples. Diante dessas dificuldades, vários outros matemáticos revelaram versões equivalentes do teorema com outras demonstrações mais simplificadas e bastante diversificadas da demonstração original. É justamente numa dessas abordagens que esse trabalho foca, o método que utiliza ferramentas de dinâmica topológica do Teorema de Van der Waerden. Para a realização deste trabalho de Iniciação Cientifica, foi utilizada a dissertação de mestrado "Teoria Ergódica: Uma Introdução e Aplicações à Teoria dos Números" do professor Yuri Gomes Lima e o livro "Three Pearls of Number Theory" de Aleksandr Khinchin. Meus agradecimentos ao CNPq pelo financiamento desse trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
CorrÊa da Silva JÚnior, K., & Gomes Lima, Y. (2021). O TEOREMA DE VAN DER WAERDEN. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1536. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74659
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.