O USO DO MEV-EDS E ESPECTROSCOPIA INFRAVERMELHO NO ESTUDO DE SOLOS ANTROPOGÊNICOS.
Resumen
o projeto busca desenvolver métodos modernos de síntese e caracterização, disponíveis no Laboratório de Materiais Funcionais Avançados (LaMFA) e Central analítica (CA), para aplicação em uma área relevante de pesquisa: reutilizar resíduos agrícolas produzidos em grande quantidade pela agroindústria Brasileiros para a produção de material fertilizante e usar o como condicionador de solo em melhorar solos pobres/degradados. Nosso grupo separou quatro amostras. três de terra preta e um referente ao solo referencial. Foi pesado cada amostra e então feito as suas respectivas partilhas, logo depois foram montadas nos stubs depois sendo cuidadosamente levadas e estudadas por meio de microscopia eletrônica de campo amplo e mapeamento elementar de raios-X (LFMEV-EDS). Isto foi realizado usando microscopia eletrônica de varredura, seguido por uma análise computacional das imagens de raios-X de campo amplo reunidas a partir de centenas de mapas elementares adjacentes, para identificar partículas constituídas de diferentes elementos, tais como: Al, C, Ca, Fe, O, P, Si, Se e Ti. Além disso, o mapeamento de partículas micrométricas de carbono por espectroscopia Raman foi realizado para identificar o carbono grafítico encontrado em solos antropogênicos, o qual pode ser a razão para o aumento da fertilidade desses solos, facilitando o crescimento das plantas, por fornecer matéria orgânica com estrutura capaz de exercer efeitos semelhantes aos hormônios. Como esses solos antropogênicos férteis foram produzidos pela mistura intencional, ou não intencional, de material carbonizado no solo durante certo período de tempo, como prática regular, uma abordagem moderna está sendo desenvolvida mimetizando esse cenário por meio da mistura deliberada de carvão hidrotérmico (CH) ou carvão pirolítico no solo, para melhorar sua capacidade de retenção de água, capacidade de troca iônica, propriedades de liberação de nutrientes, capacidade de adsorção de contaminantes metálicos/orgânicos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Eudson Araujo Casemiro Filho, F., Karoline de Freitas Alves, A., & Ghosh, A. (2021). O USO DO MEV-EDS E ESPECTROSCOPIA INFRAVERMELHO NO ESTUDO DE SOLOS ANTROPOGÊNICOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1545. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74668
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.