PAISAGENS PATRIMONIAIS DO CARNAVAL LATINO: MAPEAMENTO SIMBÓLICO DE URBES TURÍSTICAS SULAMERICANAS
Resumen
O presente trabalho apresenta um estudo sobre Geografia Patrimonial no contexto latino-americano que observa as práticas simbólicas carnavalescas enquanto arte-patrimônio das identidades nacionais. Seu objetivo consiste em sistematizar as representações imagéticas sobre os carnavais sul-americanos oportunizando estudos paisagísticos em suas múltiplas expressões. As possibilidades dos estudos patrimoniais iniciaram em 2016 no Observatório das Paisagens Patrimoniais da América Latina em uma parceria com a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enquanto referencial teórico, o trabalho estabeleceu uma abordagem cultural pautada no estudo de Patrice Pavis (2008), de Giuliana Andreotti (2013) e no mapeamento cognitivo estudado e apresentado por Okada (2006). Dessarte, a metodologia foi estabelecida no levantamento bibliográfico digital e imagético sobre as urbes sul-americanas escolhidas a partir dos critérios de visibilidade internacional e dos registros de Patrimônio Imaterial da Humanidade (UNESCO), além de terem sido classificadas enquanto centralidades de oferta ou de demanda. Como resultado, o trabalho apresenta uma série de mapas cognitivos que representam a patrimonialidade nas urbes de demanda, oferta e a relação entre estas que, por fim, representam a patrimonialidade simbólica carnavalesca nos países da América do Sul enquanto arte e tecnologia da identidade latina.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Torres Ferreira, K., Pereira, E. da C., & Dennys Monteiro de Oliveira, C. (2021). PAISAGENS PATRIMONIAIS DO CARNAVAL LATINO: MAPEAMENTO SIMBÓLICO DE URBES TURÍSTICAS SULAMERICANAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1579. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74702
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.