PERFIL SOCIOECONÔMICO E RECURSOS DE APRENDIZAGEM UTILIZADOS POR ESTUDANTES.
Resumo
As Tecnologias da Informação e da Comunicação são ferramentas de grande valor no meio acadêmico, utilizadas para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos graduandos. Dessa forma, traçar o perfil dos estudantes que utilizam tais recursos é fundamental para que se tenha um maior aproveitamento das atividades propostas. Esta pesquisa objetivou mapear as condições socioeconômicas e o uso de recursos pedagógicos na aprendizagem de estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Ciências Biológicas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que estão cursando a disciplina de Histologia. Para isso, foi feito desenvolvido um formulário de autopreenchimento na plataforma Google Forms. A coleta de dados foi realizada no período de março a julho de 2021, os dados foram tabulados com o auxílio do software Microsoft Office Excel for Windows, versão 2013, analisados pelo programa Epi Info, versão 7.2.1.0, interpretados e descritos. Participaram do estudo 72 estudantes, com idade média de 22,7 anos, em relação ao curso, 27,7% cursavam Enfermagem, 29,1% eram do curso de Farmácia e 43,0% estudavam Ciências Biológicas. Quanto à renda familiar, 66,7% dos estudantes tinham renda de até um salário mínimo. Em relação aos recursos utilizados para a aprendizagem da histologia, 90,3% dos estudantes relataram usar o YouTube, 61,1% usavam e-books/livros digitais, 59,7% informaram utilizar atlas virtuais/digitais e 56,9% relataram fazer uso de resumos. Quanto aos dispositivos eletrônicos com acesso à internet utilizados pelos participantes, 75,0% correspondiam ao smartphone, 69,4% eram constituídos por computador portátil e 33,3% eram representados pelo tablet. Conclui-se, que apesar de 66,7% dos estudantes terem uma renda familiar de até um salário mínimo, os recursos digitais são utilizados por mais de 50% da amostra. Este trabalho foi realizado com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Eduarda Goncalves de Lima, M., Carlos Joaquim, D., Caroline Rocha de Melo Leite, A., Letícia Moreira Mendes, D., Gustavo Souza Costa, N., & Claudia Carneiro Girao, V. (2021). PERFIL SOCIOECONÔMICO E RECURSOS DE APRENDIZAGEM UTILIZADOS POR ESTUDANTES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1600. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74723
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.