PODCAST: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR AO LICENCIANDO EM MÚSICA
Resumen
O podcast pode ser compreendido como uma mídia geralmente em formato sonoro disponibilizada na internet, cujo conteúdo é consumido sob demanda. Como parte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o podcast tem sido estudado como uma ferramenta complementar a conteúdos educacionais. Entretanto, algumas lacunas ainda precisam ser preenchidas no que diz respeito ao uso deste formato de mídia no contexto da educação musical para estudantes de licenciatura em música. O presente trabalho é um relato sobre a experiência na produção de conteúdo para uma disciplina de educação musical brasileira através de um podcast. O material sonoro foi produzido de forma remota por meio do registro de uma entrevista com especialista no tema escolhido, em seguida editado e distribuído em plataformas de streamings (Spotify e Youtube). As limitações de recursos tecnológicos e o distanciamento social imposto pela pandemia da SARS-COV-2, não foram impeditivos na concepção do podcast, revelando a potencialidade desta ferramenta na produção de conteúdo com fins educativos. Além do alcance geográfico atingido, os episódios produzidos atingiram números de visualizações superiores ao número de inscritos na disciplina. Porém, são necessárias estratégias para melhor avaliar a efetividade desta ferramenta no sentido proposto pelo presente trabalho. O podcast, como fruto destes avanços tecnológicos, demonstrou ser uma alternativa imediata na produção de conteúdos educacionais, especialmente em situações que exigiram o distanciamento social e sob limitações de recursos.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Allan Santos Martins, F., Souza Brandão, E., & Silveira Viana Junior, G. (2021). PODCAST: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR AO LICENCIANDO EM MÚSICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1610. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74733
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
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